Portal do Governo do AM disponibiliza novas ferramentas aos cidadãos

Portal de consultas com novas ferramentas/Foto: Arquivo

Com o intuito de oferecer praticidade no acesso às informações referentes à administração Estadual, o Portal www.amazonas.am.gov.br, disponibiliza, atualmente, duas importantes ferramentas: O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e o link da Rede Amazonense de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir), mecanismos de informação que substituem o “Fale Conosco”, que existia no Portal, para aprimorar o atendimento aos cidadãos que precisam obter respostas, fazer reclamações e sugestões de diversos assuntos com mais eficiência.
O sistema e-SIC permite que qualquer pessoa encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal. A adesão ao sistema atende à Portaria Interministerial nº 1.254, que institui o e-SIC como sistema centralizado para o tratamento de pedidos de acesso à informação amparados pela Lei de Acesso (Lei 12.527/2011), no âmbito do Poder Executivo Federal.


A portaria determina que todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal devem utilizar o sistema. O e-SIC concede as respostas em um prazo de até 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10. Para ter acesso, basta acessar o link que se encontra na parte superior do Portal do Governo e fazer o cadastro para utilizar o serviço.

REDE OUVIR – Em relação à Rede Ouvir, o propósito é oferecer mais uma opção à população que precisa de celeridade nos registro de denúncias, reclamações, sugestões, elogios, dentre outros assuntos encaminhados às ouvidorias representantes dos poderes Executivo, Legislativo e do Judiciário amazonense. A Rede Ouvir conta com a participação de um grupo de 30 ouvidorias.

Os trabalhos da Rede Ouvir são realizados em conjunto com sete órgãos parceiros, como o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª Região, dentre outros. Também farão parte do projeto as ouvidorias existentes na esfera estadual, como a Secretaria do Estado de Educação (Seduc), o Sistema de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), dentre outras.

Artigo anteriorPasseata pelo 1º de Maio reúne 100 mil em Moscou
Próximo artigoEm crise, Venezuela adianta relógio 30 minutos para economizar energia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui