
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por decisão judicial durante a segunda fase da Operação Copia e Cola, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (6).
O afastamento foi anunciado por Manga em publicação nas redes sociais. A ação investiga supostas irregularidades na contratação emergencial de uma organização social para gerir unidades de saúde da cidade.
Nesta etapa da operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, além do sequestro e bloqueio de cerca R$ 6,5 milhões em bens de investigados, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A Justiça também aplicou medidas cautelares, como suspensão de funções públicas e proibição de contato entre suspeitos.
De acordo com a Polícia Federal, a nova fase foi desencadeada após a análise do material recolhido em abril de 2025, quando a investigação identificou novas pessoas físicas e jurídicas supostamente ligadas ao esquema.
Os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.
Prefeito se manifesta nas redes sociais
Após a decisão, Rodrigo Manga publicou um vídeo afirmando que encara o afastamento como perseguição política e prometeu recorrer. “Pessoal, acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. Ontem eu fui em frente o Palácio da Justiça, falei que tinha que colocar o exército na rua, rodei o Congresso, os deputados me receberam super bem falando: ‘Cuidado, (você) está parecendo muito […] Estão tentando tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles e você tem sido uma ameaça”, afirmou.
“Eu não vou desistir de Sorocaba, não vou desistir do Brasil. Eu vou verificar tudo o que aconteceu, vou estar informando vocês. […] Vamos fazer do Brasil o melhor país do mundo para se viver”, disse o prefeito.
Fonte: Tribuna do Norte




