
A Atenção Básica à Saúde no município de Manaus vai ser reforçada com a chegada de 95 médicos bolsistas do Programa Mais Saúde Manaus (Promais), aprovados no processo seletivo deste ano. As boas-vindas foram dadas pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e pela primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, 25/11, no auditório da prefeitura, Compensa, zona Oeste.
Com a chegada dos novos bolsistas, o programa passa a contar com 215 bolsistas, distribuídos nas zonas Norte e Leste da cidade, onde há maior presença de populações vulneráveis, seguidas pelas zonas Sul e Oeste, além da rural, contemplando todos os cinco distritos de saúde. A Escola de Saúde Pública (Esap), responsável pelo programa, já participa com mais de 14% da cobertura de saúde no município.
Arthur disse, ainda, que considera o Promais um dos programas mais importantes do seu governo.
Na avaliação do prefeito, ganha o município e ganham os novos profissionais, porque vão adquirir experiência e vão crescer no dia a dia do atendimento à população. “Nós queremos cobrir todos os distritos e os profissionais de saúde vão ficar muito felizes de ter aceitado esse desafio de um jeito muito amoroso”, falou o prefeito.

Programa
O Promais tem como diretrizes básicas a qualificação de profissionais, o aprimoramento do serviço ofertado e a ampliação do acesso na Atenção Primária à Saúde em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade de Manaus. O programa tem como eixo estruturante a educação permanente em saúde, por meio da imersão em serviço, proporcionando aos profissionais o aprendizado baseado em vivências práticas do SUS.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e terá duração de 24 meses, aprimorando a formação acadêmica de profissionais da área da saúde, possibilitando aos bolsistas a vivência em práticas de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Cada profissional receberá bolsa no valor de R$ 11 mil.
“Essa é a terceira acolhida, em um pouco mais de um ano da escola, que estamos fazendo a profissionais selecionadas para o Programa Mais Saúde Manaus”, disse a diretora da Esap, Kassia Vesras Lima.