Prefeitura incentiva empreendedores e gera 10 vezes mais renda à economia criativa

Foto: Antonio Pereira / Semcom

A Prefeitura de Manaus já possibilitou a movimentação de mais de R$ 500 mil somente em 2022, para artesãos cadastrados junto à gestão municipal, valor quase dez vezes maior que o arrecadado em 2019, último ano antes da pandemia. A partir desta quarta-feira, 28/9, até domingo, 2/10, cerca de 30 empreendedores estarão no complexo turístico da Ponta Negra, expondo e vendendo seus produtos.


O diretor do departamento de economia solidária e criativa da Semtepi, Sidnei Nunes, enfatizou a diferença que as políticas realizadas na atual gestão têm feito para esse público, de mais de 1.500 artesãos cadastrados.

“A gente tem essa estrutura de barracas, e cedemos aos artesãos sem custo algum para que tenham essa exposição dos produtos. Neste ano eles já faturaram mais de 500 mil reais. Para terem uma ideia, em 2019, antes da pandemia, na gestão anterior, o faturamento foi de 60 mil reais, ou seja, o faturamento atual é quase dez vezes maior. A quantidade de eventos já chegou a quase 40, em contraponto aos oito em 2018 e 2019”, enfatizou Nunes.

Foto: Antonio Pereira / Semcom

O cadastro estará aberto novamente a partir de segunda-feira, 3/10, no site da Semtepi (semtepi.manaus.am.gov.br), para quaisquer pessoas que façam artesanatos, confeccionados com as próprias mãos, advindos da economia criativa.

Para a artesã Rayane Aguiar, a oportunidade de expor na Ponta Negra, e nos outros locais que teve a oportunidade de ser selecionada pela Semtepi, trouxe retorno positivo. “É uma oportunidade que nós temos, muitos de nós não temos um ponto físico, então é uma oportunidade de vender e divulgar, além de ser uma ótima oportunidade para venda. O bom dessa feira é que inclui tudo, desde o artesanato indígena até outros tipos, roupa de pet, além de chamar atenção da população e para os empreendedores. O retorno financeiro tem sido muito bom”.

A Prefeitura de Manaus está com um calendário repleto de eventos para os próximos meses, onde artesãos cadastrados poderão participar, como a Feira da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), de 10 a 14 de outubro; o Manaus Adventure, de 14 a 16 de outubro; e o Boi Manaus, de 21 a 23 de outubro.

 

Artigo anteriorObra inútil e milionária de Eduardo Braga atrapalha a vista e o trânsito na Avenida Brasil
Próximo artigoPodcast ‘Observatório das Eleições’ tira dúvida do que é permitido e proibido na eleição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui