Prefeitura realiza a 5ª Edição da Pedalada e Caminhada da Inclusão

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom e Cleomir Santos / Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou neste sábado, 6/4, à tarde, a 5ª Edição da Pedalada e Caminhada da Inclusão, em alusão a Semana Municipal do Autismo. Mais de 500 pessoas, entre pais de alunos da Educação Especial e interessados na causa, participaram da ação que aconteceu no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.


O evento faz parte das ações dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) da Semed e tem como objetivo promover interação entre as pessoas de forma educativa, compartilhando momentos de lazer e informação referente ao acompanhamento e característica do Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de chamar a atenção da sociedade para inclusão à pessoa com deficiência.

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom e Cleomir Santos / Semed

A Semed atende atualmente 5.347 alunos com deficiências variadas, destes 1,5 mil são autistas e estão matriculados em uma das 496 unidades de ensino da rede municipal.

Trabalhando a inclusão, há sete anos a rede municipal de ensino realiza eventos esportivos por meio do Jaavas, que visa divulgar e oportunizar a participação dos PCDs em modalidades adaptadas e jogos recreativos adaptados.

“Esta é a quinta edição da Pedalada e Caminhada da Inclusão, que promovemos para chamar a atenção da população sobre a importância de integrar, respeitar, incluir e combater o preconceito, conforme as orientações do prefeito Arthur Neto. Como responsáveis pela política municipal de educação em Manaus é importante que desenvolvamos ações com o intuito de promover os direitos e inclusão dos nossos estudantes. Nossos alunos com deficiência nos ensinam muito sobre os nossos limites. Todo mundo tem algum tipo de limitação e quando convivemos com pessoas com deficiência aprendemos a ir além, a nos superar”, comentou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom e Cleomir Santos / Semed

Para a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, a participação de pais de alunos e principalmente de pessoas envolvidas na causa é uma forma de conscientizar a sociedade de que mesmo o autismo não tendo cura, é possível o autista levar uma vida igual a qualquer outra pessoa.

“O autista precisa apenas de um tratamento com acompanhamento, existem meios que socialização para a pessoa. Esse evento é para isso, mostrar para a sociedade que o autismo não é uma doença. E que é possível sim que uma pessoa autista, mesmo querendo viver apenas no mundo dela, consiga conviver em sociedade”, informou Shirley.

Tanto a caminhada quanto a pedalada partiram do anfiteatro da Ponta Negra, porém a caminhada teve um percurso de 3 km indo até a rotatória com retorno ao ponto de partida. Já a pedalada teve um percurso de 8 km indo até o shopping Ponta Negra, e também retornando ao anfiteatro.

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom e Cleomir Santos / Semed

O eletricista, Orlean Cavalcante, pai do pequeno, Orlean Júnior de Oliveira, de 4 anos, aluno do 1º período no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, que fica na Aldeia SOS do bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da cidade, participou da caminhada e agradeceu ao emprenho da escola, da professora e da Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, no desenvolvimento do filho.

“Antes dele começar a estudar, era um menino quieto, não fazia amizade, sempre ficava no cantinho dele e não brincava com ninguém. Agora ele brinca, convive socialmente com outras crianças e essa mudança eu devo à escola, aos professores e a Semed”, comentou Orlean.

Para a realização do evento a Semed contou com a ajuda das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Limpeza Pública (Semulsp), Saúde (Semsa), dos instituto municipais de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e de Planejamento Urbano (Implurb), além das instituições como Instituto do Autismo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae – AM), Agir, EAMAR, Cineazul e Borboletas.

Artigo anteriorExpopmam recebeu cinco mil pessoas em seu primeiro dia
Próximo artigoCopa América no Brasil terá uma capivara como mascote

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui