
Tenho acompanhado e denunciado os abusos e as irregularidades das campanhas eleitorais (políticas) dos últimos 30 anos. Por isso, vejo com preocupação as campanhas onerosas na eleição do Quinto Constitucional da advocacia amazonense: show com músico importado, distribuição de camisas, bebidas e comidas grátis, publicidade patrocinada. Abusos do Poder Econômico!
Até onde vai tudo isso? Será que isso vai melhorar o nosso Poder Judiciário ?
A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB tem agido, nas últimas campanhas eleitorais, contra o abuso do poder econômico, contra a compra e troca de votos e na defesa de eleições limpas.

O Quinto Constitucional da advocacia está amparado no artigo 94 da Constituição Federal que busca democratizar o Poder Judiciário e permite que profissionais qualificados e éticos de outros campos de atuação tenham também acesso à função julgadora no âmbito do Judiciário.
Certamente o (a) advogado (a) que quer uma justiça célere, justa e acessível a todos, não vai trocar voto ou dar apoio a candidato por tampinha nas costas, camisa, show, comidas e bebidas grátis.
Então, que vença o mais comprometido com uma justiça justa, com decisões de qualidades técnicas e que seja militante da defesa do Estado Democrático e de Direito.
* Carlos Santiago é Sociólogo, Analista Político e advogado.