Presidente da Guatemala renuncia ao cargo após ordem de prisão

Presidente Pérez Molina, da Guatemala, renuncia/Foto: Reuters

O presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, cedeu às pressões das ruas e renunciou ao cargo em meio às acusações de corrupção. Ele enviou uma carta ao Congresso comunicando a decisão, tomada poucas horas depois que a Justiça emitiu ordem de prisão contra ele. Pérez Molina é acusado de liderar um grupo que desviava recursos aduaneiros do país.
A notícia da renúncia causou surpresa. Na segunda-feira (31), o presidente havia declarado que não tinha a menor intenção de deixar o cargo e que estava muito seguro e tranquilo de que iria comprovar a falsidade das acusações.


Na terça-feira (01), Pérez Molina se tornou o primeiro presidente da Guatemala a perder a imunidade. A renúncia dele está nas mãos do Congresso, que pode ou não aprovar o pedido.

De qualquer forma, com a decisão, tomada poucos dias antes das eleições gerais na Guatemala, marcadas para domingo (6), o vice-presidente Alejandro Maldonado assume a presidência interinamente até que seja anunciada a sentença definitiva sobre o futuro de Pérez Molina.(Agência Brasil)

Artigo anteriorTraficantes perdem mais 800 kg de droga para Seai e Grupo Fera
Próximo artigoGoverno envia à Assembleia PL que aumenta contribuição ao Amazonprev

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui