Presidente Figueiredo realiza 1° Encontro Municipal de Difusão da Cultura do Café

Foto: Divulgação

No próximo dia 27, das 8h às 12h, no auditório do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), acontecerá o 1° Encontro Municipal de Difusão da Cultura do Café. O encontro está sendo realizado pela Prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro (Semada).

Um dos objetivos do evento é fortalecer a opção com clones adaptados para a nossa região, devido ao alto consumo por empresas como Três Corações, Maratá, Café do Norte e outras que estão em Manaus e processam grãos vindos de Rondônia, São Paulo ou Minas Gerais. A ideia é substituir a importação por material produzido e adaptado às condições da região amazônica, especificamente do Amazonas.

Além de Presidente Figueiredo, outros municípios estão na frente para o projeto. São eles Itapiranga, Caapiranga e Barreirinha, que estão com áreas tratadas e assessoramento por parte da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Devem participar do encontro entre 100 e 150 empreendedores rurais convidados. Quem aceitar o projeto para suas atividades diárias em seus estabelecimentos terá capacitação, feita pela Embrapa, Sepror e Idam e também pela parte da Semada e Secretaria de Produção Agrícola de Presidente Figueiredo.

Dessa maneira, a ideia é evitar problemas de impactos ambientais, como derrubada de florestas, mas, sim, melhorar a situação de áreas que estão desmatadas e subaproveitadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui