Previsão Alarmante: Pantanal e Amazônia sofrerão com seca intensa até o fim de 2024

Foto: Recorte

A previsão é de que tanto o Pantanal quanto a Amazônia enfrentem uma prolongada seca até o final de 2024, conforme alertou Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Ao comentar os incêndios que têm devastado o Mato Grosso do Sul, Agostinho destacou que as previsões são “realmente muito alarmantes” para esses biomas.

Em entrevista ao programa Perspectivas, do SBT News, nesta terça-feira (25), Agostinho explicou à jornalista e apresentadora Paola Cuenca que, devido à severidade da situação, o Ibama está buscando aumentar a verba disponível. Atualmente, o orçamento é de R$ 84 milhões, utilizado para reforçar o combate aos incêndios com a contratação de mais brigadistas e aeronaves.

O Pantanal, em particular, é motivo de grande preocupação. Agostinho observou que a estiagem pode intensificar os incêndios no bioma, exacerbando os danos já causados. Ele destacou a importância da sociedade civil na prevenção desses desastres, mencionando que alguns incêndios recentes no Pantanal começaram com pequenas fogueiras feitas para aquecer alimentos à beira de rios.

A combinação de ação humana, previsão de seca prolongada e aumento do desmatamento devido à exploração agrícola faz do Pantanal uma das áreas mais vulneráveis. “Dos seis biomas terrestres do Brasil, o bioma que mais está sofrendo com as mudanças climáticas é o Pantanal”, afirmou Agostinho.

Em resposta à situação crítica, a ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet, anunciou que uma comitiva do governo federal visitará Corumbá (MS), uma das regiões mais afetadas, nesta sexta-feira (28). A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também participará da viagem para avaliar a situação de perto.

Fonte: SBT News

Artigo anteriorQualidade das rodovias brasileiras alcança recorde sob Governo Lula, revela DNIT
Próximo artigoHomem leva tiro na perna em boca de fumo no Zumbi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui