Primeiro filme de época com produção amazonense estreia em Manaus

Corrupção na Manaus do final do século XIX é o tema do primeiro curta-metragem de época amazonense. Realizado com o apoio cultural do Governo do Amazonas, o curta-metragem “O Gato” estreia nesta quinta-feira (28), no Teatro da Instalação, a partir das 19h.


Dirigido e roteirizado por Lucas Simões, a ideia do filme como um drama surgiu pela sua própria paixão por filmes de época. “O século XIX é muito rico, em que a humanidade progrediu em todos os âmbitos, sejam sociais, políticos ou culturais”, afirma o diretor.

Gravado em locais históricos da capital amazonense, como o Centro Cultural Palácio da Justiça e o Museu Casa Eduardo Ribeiro, o filme conta a história do comerciante Constantino Gatos, um revendedor ilegal de diamantes para o exterior, que começa a entrar na mira de um conceituado investigador de polícia da cidade.

Com apenas 18 anos de idade e ainda estudante do Ensino Médio na Escola Estadual Marcantônio Vilaça, Simões contou com o apoio de diversos profissionais experientes na área, como o diretor de fotografia Bruno Pereira.

“Concebi o projeto do filme junto com meus amigos, mas conseguimos inspirar várias pessoas a participarem do projeto. Tivemos seis meses de preparação do elenco, dois meses de filmagem e quatro meses de edição. Foi um trabalho árduo, mas valeu a pena”, ressalta.

Para o jovem diretor, que já foi premiado na categoria “Melhor Filme” na edição de 2014 do Festival Um Amazonas com o curta Luiza, a ideia é entregar uma proposta audiovisual diferenciada e que marque o telespectador. “Como filme, a gente quer passar um pouco do que acontece e que sempre aconteceu, como romances, conspirações e corrupção na sociedade”, conclui.

 

Artigo anteriorAP: Dívida de R$ 4 milhões pode fazer Santana perder concessão do porto
Próximo artigoSetor de Fitofármacos do AM aposta em sua tecnologia para conquistar mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui