
A Superintendência Estadual de Habitação (SUHAB) inicia, nesta segunda-feira, 24 de julho, no município de Maués, a 276 quilômetros de Manaus, a etapa final do levantamento social do Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosai-Maués). As equipes de serviço social e de engenharia do órgão esperam concluir até sexta-feira (28) o levantamento documental das 90 famílias do entorno da Lagoa do Donga Michiles.
Segundo o diretor presidente da SUHAB, coronel Nilson Cardoso, a área será desapropriada pelo Prosai-Maués, que é gerido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais do Estado (UGPE). E, em breve, a região receberá uma frente de obras de revitalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), com macrodrenagem, microdrenagem, sistema viário e urbanização.

“O governador David Almeida determinou que destravássemos o Prosai-Maués junto à UGPE. Agora, nós vamos finalizar o levantamento das famílias moradoras da Lagoa do Donga para retirá-las das áreas de risco e depois o Estado avançará com a Seinfra nas obras de revitalização urbana que a cidade de Maués precisa nessas lagoas”, avaliou Cardoso.
A lagoa do Donga Michiles é a terceira das três lagoas de Maués que receberão a frente de obras do programa de saneamento. Somadas às lagoas da Maresia e a do Prata, de acordo com o coordenador de desapropriações da SUHAB, Salomão Simonetti, são 208 imóveis em área de risco, cujos moradores serão indenizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Segundo a diretora de Habitação da SUHAB, Keyla Cunha, enquanto a equipe de serviço social da SUHAB visitará os domicílios para recolher a documentação, a fim de formalizar o processo de desapropriação, os engenheiros farão a medição dos imóveis instalados na lagoa para quantificar o orçamento geral das desapropriações.
De acordo com o procurador chefe da SUHAB, Luiz Gustavo, o projeto de decreto que regulamenta o programa está em fase de conclusão. Logo após o término da ação do serviço social e da engenharia na lagoa Donga Michiles, o decreto será encaminhado ao governo para apreciação e aprovação.