PROCON/AM realiza mutirão online de renegociação de dívidas

Mutirão de renegociação de dívidas online/Foto: Reprodução

O Procon/AM e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJ) realizarão, entre os dias 18 a 30 de maio de 2016, um mutirão online de renegociação de dívidas.
Para celebrar a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, a ação conjunta entre o Procon/AM, Senacon/MJ, Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa permitirá ao consumidor e ao Micro-empreendedor Individual (MEI), solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.


Para participar, o consumidor ou MEI devem acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, até o dia 30 de maio, e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

De acordo com PROCON/AM, a parceria dá ênfase nas formas de se evitar o superendividamento por meio da negociação dos débitos e do acesso à educação financeira. O mutirão online é uma maneira de garantir ao consumidor e ao microempreendedor individual uma maior abertura com mais rapidez para as propostas de negociação de dívidas.

Além desta iniciativa realizada pelos órgãos e instituições parceiras, a Secretária Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (PROCON/AM), Rosely Fernandes, destaca a importância do cidadão conhecer bem suas finanças e procurar comprar o estritamente necessário, além de pechinchar junto ao fornecedor para conseguir um melhor preço pelo produto/serviço oferecido.

Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento

Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.

Ao escolher e clicar no nome da empresa será apresentada as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. As micros e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.

Antes de fazer uma renegociação, é importante se preparar. Alguns empresários acabam misturando as contas da empresa com os gastos pessoais e essa iniciativa pode colocar em risco tanto o negócio, quanto as finanças pessoais. Para ajudar esses empresários, a Serasa disponibiliza gratuitamente o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, com uma série de dicas.

Artigo anteriorO médico Psiquiatra Rogélio Casado faleceu há pouco no hospital da Unimed
Próximo artigoFernanda Paes Leme troca Globo pela Band para apresentar o X Factor Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui