Programa ‘Delegado Legal’ chega à escola São Pedro, na Compensa

Programa reúne mais de 300 alunos/Foto: Divulgação

Delegados de Polícia Civil de todas as zonas de Manaus estiveram presentes na manhã de ontem, quinta-feira (25), na Escola Municipal São Pedro, localizada no bairro Compensa, participando da temporada 2015 do Delegado Legal, programa criado em 2007 e desenvolvido pela Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas – Adepol-AM, com os profissionais que atuam no combate à criminalidade, de forma voluntaria, doando um pouco de seu tempo para passar orientações importantes que fazem a diferença na vida daqueles que são o futuro do Estado.
Os Delegados associados à Adepol-AM, palestraram para cerca de 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As crianças, de 7 a 12 anos em sua maioria, tiveram a oportunidade de escutar sobre temas relacionados às drogas, bullyng, violência doméstica e contra o idoso, além de tirarem dúvidas com os palestrantes.


Empolgados, muitos dos alunos chegaram a demonstrar interesse em se tornar delegados de polícia quando crescerem. Durante uma das palestras, diversos alunos manifestaram a vontade de dedicar suas vidas para promover a segurança pública. “Quero prender os bandidos pra não fazerem mal aos meus amigos”, dizia um aluno do terceiro ano do Ensino Fundamental, sendo apoiado pelo colega, em seguida: “Bandido é mau, só faz maldade com os outros”, falava.

Idealizador do Programa Delegado Legal, o delegado Mário Aufiero, presidente da Adepol-AM, acompanhou esta ação. Ele visitou as salas onde ocorreram as práticas, interagiu com alunos e palestrantes e deixou seu recado aos presentes. “Pudemos observar como uma prática simples tem um peso enorme na vida dessas crianças. A alegria com que somos recebidos na escola, o carinho que eles dispensam a nós, delegados, nos enchem de alegria e orgulho por vislumbrar no Delegado Legal um caminho de bem a ser seguido por estes jovens”, celebrou.

Além das palestras, a atividade levou ainda vídeos educativos e cartilhas infantis que foram distribuídas aos estudantes. Nas historinhas, uma forma lúdica de abordar os temas das palestras sem assustar o público alvo. Nas palavras amigas dos delegados, uma fuga para problemas que muitos ainda nem sabem que tem. No sorriso destes alunos, a certeza que, em algum momento, os ensinamentos de hoje os farão pensar antes de tomar qualquer mal caminho na vida.

O programa Delegado Legal acontece na capital e municípios do Amazonas e tem o apoio e dedicação voluntária dos Associados. De 2007 a 2015, 250 mil alunos já tiveram a oportunidade de ouvir as orientações dos delegados que reforçam a corrente do bem levantando a bandeira da paz.

Artigo anteriorWagner Moura interpretará traficante Pablo Escobar em série
Próximo artigoPai de Diego Maradona morre na Argentina aos 87 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui