
O Programa Bolsa Educações abriu, ontem, terça-feira (22), inscrições para 11.125 novas bolsas de estudo de até 60% do valor das mensalidades, nos níveis de ensino básico e superior, em instituições particulares de Manaus. Os candidatos já podem realizar sua inscrição através do portal www.educacoes.com.br até o dia 21 de dezembro.
Os benefícios serão destinados aos estudantes iniciantes (não matriculados) na instituição desejada, reingressantes (matrícula inativa ou trancada), portadores de diploma superior que desejem nova graduação e transferidos de uma unidade não credenciada no Programa, de acordo com a análise curricular e oferta de vagas da instituição de ensino, destinando, preferencialmente, 10% dos benefícios às pessoas com deficiência (PcD). Estudantes acima de 50 anos também terão prioridade na seleção.
O processo de seleção é simples e imediato, ocorrendo ocupação das vagas de acordo com as entrevistas. Participarão, na modalidade de educação básica (da creche ao ensino médio), o Colégio Palas Atena, Fucapi, Centro Educacional Dom Quixote, Centro Educacional Paraíso Infantil, Centro de Recreação Infanto Juvenil – Crij, Centro Educacional Profª. Helena Romero, Escola Nilton Lins, Centro de Ensino Educar, Alpha kids, Centro Educacional Jerusalém e Centro Metropolitano de Ensino – Cemetro.

Para o ensino superior (graduação e pós-graduação), o candidato poderá optar pela Faculdade Salesiana Dom Bosco, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – Fucapi, Escola Superior Batista do Amazonas – Esbam, Instituto de Ensino Superior Materdei, Universidade Nilton Lins, Leanorte, Centro de Estudos Teológicos Brasileiro – Ceteo e Faculdade Metropolitana de Manaus- Fametro.
Entenda o Programa
Iniciado em janeiro de 2013, com apoio da Federação Nacional das Escolas Particulares – Fenep e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas – Sinepe/Am, o Bolsa Educações já concedeu mais de 20 mil benefícios, mantendo parceria junto a 28 instituições de ensino privado do Amazonas. Novas instituições poderão credenciar vagas até o dia 30 de novembro.
Interessados em cursos de formação profissional, em diversas áreas, também são atendidos durante todo o ano, nas instituições Materdei, Fucapi, Centec, Êxito, Criati , Liceu, Marechal Rondon, Amazon Tecnoderme, Centro de Línguas Estrangeiras e Centro de Idiomas Manaus.
O Programa promove inclusão educacional de estudantes com dificuldades em arcar integralmente com as suas mensalidades. Segundo o Presidente do Bolsa Educações, professor Rony Siqueira, os beneficiários são acompanhados até a conclusão do curso, visando evitar inadimplência e evasão, além de participarem de atividades de formação complementar, atendendo às famílias desde suas crianças nos primeiros meses de vida até a pós-graduação.