

Foi assinado ontem (25), convênio entre a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e a Associação de Jovens Empresários do Amazonas (AJE-AM), com a finalidade de implantar, em Manaus, a partir de 2015, o “Programa Minha Primeira Empresa”, cerimônia realizada durante a Feira Norte do Estudante, que acontece no Manaus Plaza Shopping.
O público-alvo do programa são jovens, com idade mínima de 16 anos, que residem em Manaus e tenham disponibilidade para frequentar os cursos de capacitação oferecidos pelo projeto. O convênio beneficiará também estudantes que estejam concluindo o ensino médio, graduandos em cursos da área de gestão empresarial, pessoas que tenham projetos de empreendedorismo, empresários não formados e membros da comunidade que desejam abrir a própria empresa.
Estudos revelam que os jovens empreendedores do Brasil têm tido condições pouco favoráveis para o desenvolvimento do próprio negócio, por meio da abertura de empresas. Muitos encontram dificuldades em termos de suporte institucional, acesso às redes de produção estabelecidas, financiamento do capital de risco, infraestrutura e preparo adequados para empreendimentos inovadores.
Para o presidente da AJE-AM, Rodrigo Viegas, o convênio com a atual gestão municipal tem o objetivo de fomentar e difundir a cultura do empreendedorismo. “Vamos trabalhar para formar lideranças e representar o jovem empresário na busca por um ambiente socioeconômico incluso e sustentável”, enfatizou Viegas.
Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, o “Minha Primeira Empresa” vai proporcionar um grande avanço para o desenvolvimento socioeconômico na cidade. “O projeto vai viabilizar ações quem induzam o empreendedor a buscar cada vez mais qualificação profissional para desenvolver da melhor forma possível o ramo de negócios que decidir tocar a diante”, declarou Damasceno.
O programa
A metodologia do Programa Minha Primeira Empresa foi desenvolvida por empresários associados à AJE Goiás para reduzir as dificuldades que eles próprios enfrentaram ao abrir seus negócios. Implantado em Goiás, o sistema foi pilotado em Goiás através da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado e perpassa pelo tripé da: – Capacitação: conceitos, estratégias e noções empreendedoras; planejamento, gestão, inovação, marketing, vendas, financeiras, plano de negócios – Fomento: linha de crédito incentivada para a primeira empresa (menor juros, maior carência) – Acompanhamento: abertura do CNPJ, auxílio de consultores, acompanhamento e troca de experiências por um ano após a abertura.
Em um ano, o Programa já treinou mais de quatro mil jovens, em Goiás, e originou 300 novas empresas para o estado. Manaus é a terceira capital a implantar o programa e a primeira da região norte.