

Em seu pronunciamento na sessão de ontem (30), na Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado estadual Orlando Cidade (PTN), referiu-se ao Programa Rural Sustentável do Amazonas, que tem como objetivo desenvolver o manejo de sistemas de produção sustentável no Estado.
O programa foi aprovado pela Aleam, por meio das leis: 3.789, 3.800, 3.801, 3.802, 3.803, 3.804 e 3.805 todas de 2012, que tratam sobre a reposição florestal sustentável; política geral para produção; criação da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e de atividades como piscicultura, aquicultura, agricultura dentre outros, além da legalização de terras públicas estaduais.
Orlando Cidade enfatizou que o Programa Rural Sustentável, vai abrir o caminho para o futuro do Amazonas voltado para o setor primário, acabando de vez com o engessamento das leis ambientais, com maior flexibilidade para o modelo, alavancando a economia do Estado. “Um sonho acalentado por muitos amazonenses que moram no interior e aguardam ansiosamente sua aplicabilidade o quanto antes”, disse o deputado, lamentando o desempenho da agricultura que, segundo ele, passou a produzir hoje menos que se produzia há 12 anos.
“Com a mecanização voltada para a agricultura tanto de terra firme como na várzea, em breve o Amazonas será um dos maiores celeiros de produção de alimentos de nosso país”, avaliou Cidade, lembrando que atualmente o Estado importador de grande parte de seus alimentos. “Com o Rural Sustentável, essa situação vai mudar, pois iremos avançar em termos de desenvolvimento”, completou.