

Promover o aleitamento materno para garantir a saúde das crianças. É com esse objetivo que o Governo do Amazonas realiza em todas as maternidades da capital até o dia 7 de agosto uma programação especial como parte das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno que, neste ano, tem como tema “Amamentação: uma vitória para toda a vida”.
O lançamento da semana ocorreu hoje, sexta-feira, 1° de agosto, no auditório do Instituto da mulher Dona Lindu, bairro Adrianópolis, zona centro-sul.
A ação acontece simultaneamente em mais de 120 países e a ideia é sensibilizar a população para a importância ao estímulo à amamentação, considerada uma das estratégias mais relevantes para a saúde das crianças. A dona de casa Valdinéia de Aquino, mãe do pequeno recém-nascido Miguel, sabe dos benefícios. “O aleitamento previne as doenças, imuniza o bebê. Enquanto eu tiver leite vou amamentar. É um ato de carinho, de amor. Eu também fui doadora então para mim é importante, pois há bebês que precisam”, disse.
Durante a semana serão realizadas palestras nas unidades de saúde e distribuição de material informativo em pontos estratégicos da cidade. Segundo o pediatra e especialista em aleitamento materno, Jéfferson Pereira, até os seis primeiros meses o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno, mas a amamentação deve ser mantida até os dois anos de idade. “A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que as crianças sejam amamentadas até os dois anos de idade ou mais até o ponto em que a mãe e a criança se sintam confortáveis. Ações como esta ajudam a incentivar a amamentação e a conscientizar a sociedade”, disse.
Ainda de acordo com o pediatra, uma amamentação correta na infância garante uma vida adulta mais saudável. “A criança amamentada está protegida de doenças infecciosas da infância, mas as pessoas precisam saber que a amamentação protege o indivíduo até na vida adulta. A criança bem amamentada será um adulto mais saudável, pois a amamentação protege da diabetes, pressão alta, doenças cardíacas e obesidade, os grandes males que afetam os adultos”, ressaltou.
Programação – Na segunda-feira (4), equipes das maternidades Ana Braga, Nazira Daou, Azilda Marreiro, Chapot Prevost, Balbina Mestrinho, Alvorada e Instituto da Mulher Dona Lindu participaram de ações nos terminais de ônibus da cidade (T1, T2, T3, T4 e T5), durante a manhã, fazendo a distribuição de material informativo e a sensibilização da população sobre a importância do aleitamento materno. Na próxima terça-feira (5), cada maternidade fará sua programação interna, com a clientela de atendimento.
Na quarta-feira (6), está programado um ciclo de palestras, que acontecerá no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu, tendo como público-alvo, os profissionais de saúde. Na quinta-feira (7), acontece o encerramento da Semana, com atividades que se desenvolverão a partir das 14h, na Praça da Polícia, no Centro. Haverá novamente distribuição de folders, abordagem da população e o reforço de atividades culturais com a Fanfarra Jovem Cidadão e Grupo Alecrim Nativo.
Para o diretor do instituto da mulher Dona Lindu, Agnaldo Costa, a ação ajuda conscientizar não apenas as mães, mas toda a sociedade para promover o aleitamento materno. “Essa política de amamentação tem trazido a repercussão positiva para que as crianças possam ter mais saúde. É um evento importante sobretudo quando estamos objetivando diminuir a mortalidade neonatal e infantil em uma política pública que salva vida”, afirmou.