Projeto acadêmico da UEA receberá recursos de emenda parlamentar

Foto: Divulgação

Atendendo ao pedido de  alunos de engenharia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM) vai   destinar uma emenda parlamentar para viabilizar o projeto da equipe Leviatã, que desenvolveu o primeiro barco universitário da Região Norte, movido exclusivamente à energia solar.


Em reunião realizada no último sábado (16), os alunos apresentaram para Conceição Sampaio o projeto que atualmente necessita de um galpão, que funcionará como um laboratório e oficina para a realização das aulas práticas, além do material para o desenvolvimento das peças. O orçamento do projeto é de R$ 133 mil.

Foto: Divulgação

“Hoje, para continuarmos na produção do barco, nós levamos para uma marina, com ajuda dos amigos e familiares. É muita dificuldade e esse espaço não servirá apenas para o projeto do barco Poraquê, mas para outras peças também, além de ser o nosso laboratório de aulas práticas”, justificou o aluno de engenharia elétrica Juan Lennon.

Incentivos escassos

De acordo com o aluno de engenharia de produção, Daniel Braga, a força de vontade é grande, mas não é só isso que faz o barco Poraquê se mover. “Precisamos de apoio financeiro para termos sucesso. Nossa região, os incentivos e apoios são escassos, o que torna mais difícil o desenvolvimento do projeto, mas nada nos desanima”, afirmou.

A equipe Leviatã é formada por um grupo de universitários amazonenses com o objetivo de promover o desenvolvimento e a popularização da navegação e de iniciativas ligadas à utilização de energias renováveis no Amazonas.

Para Conceição Sampaio, a missão do projeto é também estimular o uso de energia renovável na região e influenciar positivamente para que quem veja passe a pensar em usar meios de sustentabilidade, fontes limpas de energias alternativas. “É sempre um prazer enorme incentivar e poder ajudar jovens tão dedicados e com futuros brilhantes. Além viabilizar a emenda, eu quero acompanhar de perto a trajetória dessa construção”, afirmou a parlamentar.

Artigo anteriorTerceira fase da II Olimpíada Amazonense de Matemática 2017
Próximo artigoGovernador estuda modificar Lei que aumentou imposto dos combustíveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui