Projeto Caminhos do Cuidado capacitou 6,3 mil agentes de saúde no Amazonas

O Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazoans/Escola Técnica do SUS (Cetam/ETSUS) promovem, nesta quarta-feira (27), a partir das 13h, no auditório da Susam, a programação de encerramento do Projeto Caminhos do Cuidado. No Amazonas, o projeto alcançou 6.322 agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem, que participaram de cursos de capacitação em Saúde Mental, com ênfase no atendimento aos usuários de crack, álcool e outras drogas, no âmbito da Atenção Primária.
O projeto, que teve duração de um ano e foi desenvolvido nos 62 municípios do Estado, integra as ações do programa “Crack, é Possível Vencer”, do Governo Federal, cujo eixo Cuidado é de responsabilidade do Ministério da Saúde. Nacionalmente, o “Caminhos do Cuidado” é desenvolvido pelo Ministério em parceria da Fundação Oswaldo Cruz e o Grupo Hospitalar Conceição, instituição gaúcha vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS).


 

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, explica que as capacitações realizadas pelo “Caminhos do Cuidado” levaram aos agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando a redução de danos. “A capacitação desses profissionais é muito significativa no processo de estruturação e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, que está em curso em todo o Estado, e inclui o atendimento das pessoas e famílias que enfrentam o problema da dependência química”, destacou Alecrim.

A gerente estadual de Atenção Psicossocial, da Susam, Lourdes Siqueira, explica que a metodologia do curso buscou ofertar ferramentas que possam ampliar a possibilidade de cuidados dos dependentes químicos, pelos profissionais da Atenção Básica, no cotidiano do território de atuação. “Inicialmente foram formados, pelo Ministério, orientadores e tutores, num total de 80 profissionais, que se encarregaram de executar, no decorrer de um ano, a programação de capacitações levadas aos municípios.

De acordo com Lourdes, na programação desta quarta-feira, no auditório Eglantina Rondon, da Susam, será realizada a Mostra Caminhos do Cuidado, para apresentar os resultados e as experiências deste ano de trabalhos do projeto, no Amazonas. “A atividade contará com a presença de organizadores, orientadores, tutores e alguns alunos convidados”, frisou a gerente.

Ela destacou que a execução das ações do Caminho dos Cuidados foi possível graças à grande parceria institucional entre o Ministério da Saúde, a Susam, as Secretarias Municipais de Saúde e as representações do Cetam/ETSUS em cada cidade. “O processo de reintegração social e o resgate da cidadania das pessoas usuárias de drogas é algo que depende muito dessa ampla parceria institucional. Proporcionar essa capacitação aos agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem da Atenção Básica é muito importante para permitir que o cuidado, em saúde mental, a essas pessoas, seja desenvolvido conforme as especificidades de cada território, pressupondo até mesmo por parte desses profissionais um novo olhar sobre essa clientela, livre de preconceitos e do sentido de exclusão”, frisou a gerente.

 

Artigo anteriorVereadores convocam secretária de educação sobre contas e aplicação do Fundeb
Próximo artigoVitor Belfort faturou quase R$ 1 milhão em luta contra Chris Weidman

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui