Projeto ‘Identidade Cidadã’ expede documentação a detentos do Compaj

Detentos recebem documentos pessoais/Foto: Antonio assis

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) deu continuidade à emissão de documentação dos internos que cumprem pena no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Desta vez, foram emitidas 78 carteiras de identidades que, entre outras coisas, garante a participação dos presos em cursos de qualificação e demais atividades de socialização.
Os documentos foram emitidos em parceria com o Instituto de Identificação Anderson Conceição de Melo (IIACM) e são parte do projeto “Identidade Cidadã”, levado à unidade prisional por meio da Gerência de Reintegração Social da Seap. Para chegar ao processo de retirar o RG, antes, os internos emitiram a certidão de nascimento.


Um dos objetivos é fazer com que, em breve, os detentos consigam fazer o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e, posteriormente, tirem carteiras de trabalho. “A documentação é só uma ajuda para o futuro. Eles devem sair com todos os documentos para evitar constrangimentos lá fora e ajudar na caminhada em busca de novas oportunidades”, disse o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Louismar Bonates.

Um dos objetivos da ação é permitir que os detentos possam receber certificação em cursos profissionalizantes que são levados para o sistema prisional. “Essas 68 pessoas não podiam receber a certificação e nem solicitar outros documentos. A identificação é importante para que eles se sintam parte da sociedade”, lembrou a gerente de Reintegração, Zuleide Nogueira.

Os próprios detentos manifestaram interesse em emitir os documentos, segundo Zuleide. “Eles se organizaram, fizeram lista de quantos precisavam e quantos queriam. Muitos relatam que perderam a documentação na hora da prisão, outros nunca tiraram”, explicou.

O interno Fábio Alcântara foi um dos organizadores do movimento para solicitar o serviço na unidade. “Eu perdi quando fui preso e sempre pensava que queria tirar o restante dos documentos que preciso, mas não tinha o básico, que é o RG”, disse Fábio.

Servidores da Seap estão participando de um treinamento na Receita Federal para, em breve, emitir o CPF dos presos ainda como parte do projeto “Identidade Cidadã”.

Projeto emite documentos pessoais de detentos do Compaj/Foto: Antonio Assis
Projeto emite documentos pessoais de detentos do Compaj/Foto: Antonio Assis
Artigo anteriorMT: Portão do Inferno vai passar por estudo de risco geológico
Próximo artigoAplicativo ‘InforMe’ da PMAM registra mais de 500 denúncias em uma semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui