Projeto leva cultura hip-hop e resistência negra às salas de dança de Manaus

Foto: Divulgação

Com objetivo de difundir e fortalecer a cultura hip-hop em Manaus, o projeto Tradição Radical Negra e a Cultura Hip Hop na Améfrica Ladina tem mobilizado fãs e simpatizantes do estilo de dança norte-americano na capital. Desde a última quinta-feira (3) a ação vem acontecendo em espaços de dança da cidade e, neste sábado, 5, das 17h30 às 18h30, será a vez do Centro de Artes Márcia Costa, localizado na Avenida Djalma Batista, 1005, nos altos da loja Art Lustres, bairro São Geraldo, zona Centro-sul.


O projeto consiste em um curso de formação prático-teórico em fundamentos técnicos do Hip Hop Freestyle e do Breaking através da perspectiva da Tradição Radical Negra, que é o acúmulo de práticas e ações desenvolvidas pelos negros desde o período da colonização e que nega radicalmente a condição de escravização e subalternização frente ao sistema de opressão sobre seus corpos e humanidade.

A oficina de dança é ministrada pela artista performer da dança e mestra do Programa de Pós-Graduação Acadêmico da Universidade Federal da Bahia – PPGDANÇA/UFBA, Louise Lucena (Ifadamilare Ojeyimika). Membro integrante da Crew Bsbgirls/DF, Lucena possui amplo repertório dentro das danças urbanas e reconhecimento nacional por suas contribuições dentro da cultura Hip Hop e comunidade do Breaking.

Foto: Divulgação

“O intuito desse projeto é capacitar a comunidade da cultura hip-hop na cena da dança em Manaus. Para mim, está sendo uma oportunidade incrível e maravilhosa transmitir toda minha experiência para os amantes desse estilo, contribuindo assim para o fortalecimento dessa importante arte que é o hip-hop”, afirmou a ministrante.

Na última quinta-feira, 3, o projeto aconteceu na Instituição Cultural e Educacional Arte Sem Fronteiras, que fica no Centro de Manaus, e mobilizou mais de 30 dançarinos. Já na sexta, 4, a oficina foi realizada na Escola de Dança Art Factory, no bairro Dom Pedro.

O projeto Tradição Radical Negra e a Cultura Hip Hop na Améfrica Ladina foi selecionado pelo Edital Hip-Hop de Chamamento Público n° 004/2024 da Prefeitura de Manaus, e contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de fomento à cultura, realizado pelo Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Artigo anteriorPrefeitura lança tarifa social de ônibus para até 400 mil pessoas dentro do programa “Manaus Por Você”
Próximo artigoManaus lança campanha integrada de prevenção às queimadas no verão amazônico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui