Projeto que cria novos municípios volta a ser discutido, em Brasília

Deputado Tony Medeiros reunido com representantes de comunidades/Foto: Arquivo

Deputado Tony Medeiros reunido com representantes de comunidades/Foto: Arquivo


Moradores dos distritos de Novo Remanso (Itacoatiara) e Puru-Puru (Careiro Castanho), estiveram ontdm, segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa do Amazonas, em busca de informações sobre o processo de criação de municípios no País.


O presidente da comissão de Assuntos Municipais da Aleam, deputado estadual Tony Medeiros, recebeu os moradores e disse que o Congresso Nacional deve estar retomando a votação do projeto de lei complementar que autoriza a criação de municípios no Brasil.

“Temos vários senadores e deputados federais favoráveis à proposta de criação de municípios”, disse Tony. “Nesta terça-feira o projeto voltará a ser discutido no Congresso Nacional e, tenho certeza, com grande chance de ser aprovado em breve”, prevê o deputado.

No final do ano passado, o Projeto de Lei Complementar n.º 416, que devolve às Assembleias Legislativas a função de criar, desmembrar e fundir municípios,  foi vetado pela presidente Dilma Roussef.

Segundo Tony Medeiros, o veto não agradou os parlamentares favoráveis à proposta de municipalização. “Nossos senadores e deputados federais anunciaram que voltariam a analisar o projeto de lei complementar. Essa revisão começa hoje”, explicou Tony.

Favoráveis a municipalização

O representante do distrito de Novo Remando, Binha Pacheco, disse que os moradores da localidade aguardam ansiosos a aprovação do projeto de lei que autoriza a criação de municípios. “Novo Remanso está localizado no interior de Itacoatiara, no entanto, o distrito sente-se isolado, pois não recebe investimentos por parte da prefeitura”, afirmou o morador.

Tony Medeiros defende a proposta de criação de municípios. Segundo o deputado, existem distritos que cresceram populacionalmente e economicamente, tornando-se independentes da sede do município. “Nestes casos, a localidade sonha obter a emancipação e desenvolver-se ainda mais”, acrescentou Tony.

O morador do distrito do Puru Puru, João Taveira, lembrou que o Amazonas é maior que quase toda a região Nordeste do País. “O Nordeste possui mais de 1,7 mil municípios, enquanto o Amazonas, com um grande território, possui apenas 62 municípios”, comparou o morador. “Se quisermos o desenvolvimento de nossa região, temos que levar a municipalização às nossas comunidades”, completou João Taveira.

 

Artigo anteriorDPE assina TAC que garante convocação de concursados
Próximo artigoVoo que sumiu na Ásia ‘mudou de rota antes de desaparecer’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui