Projeto usa cinema como aliado da educação em escolas de Coari

O cinema passou a fazer parte da rotina escolar de dos alunos do ensino fundamental de Coari/Foto: Divulgação

Luz, câmera e… educação. O cinema passou a fazer parte da rotina escolar de dos alunos do ensino fundamental de Coari. Com atividades que trabalham a temática como direitos humanos, combate às drogas e ao bullying a partir dos recursos audiovisuais, o projeto Cine Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, capacita educadores para trabalhar com vídeo na sala de aula e oferece ferramentas para os alunos produzirem e desenvolverem conhecimento através de produções cinematográficas.


O projeto começou a ser desenvolvido no começo de junho e já beneficiou quase 2,5 mil estudantes. “O cinema é uma ferramenta potente porque ele pode dar visibilidade para grupos e sujeitos que não seriam retratados em outros lugares”, contou Esther Paiva, coordenadora do projeto. Segundo ela, a partir de elementos do audiovisual, é possível trabalhar com os estudantes formas de olhar para o outro, respeitando as suas singularidades.

O projeto começou a ser desenvolvido no começo de junho e já beneficiou quase 2,5 mil estudantes/Foto: Divulgação

Depois da apresentação dos filmes, feita em sala de aula, as atividades são desenvolvidas pelos estudantes a partir de pequenos exercícios, que, segundo Esther, ajudam a desencadear processos de aprendizado. O desenvolvimento dessas atividades ajuda os alunos a aumentarem a sua percepção do ambiente escolar. “O modo como eu percebo os espaços são formas de criar outros mundos.”

O cinema passou a fazer parte da rotina escolar de dos alunos do ensino fundamental de Coari/Foto: Divulgação

As produções apresentadas são escolhidas a dedo pelos professores. Inicialmente o projeto, que recebe o apoio da prefeitura de Coari será desenvolvido nas escolas de ensino fundamental.

Artigo anteriorTrump promete acabar com política que separa famílias de imigrantes
Próximo artigoLivros são descartados em bairro nobre de Belém

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui