

A criação de incentivos para ampliar o número de empresas com certificado ISO 14001, no Polo Industrial de Manaus (PIM), foi sugerida ao superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Gustavo Igrejas, através da Indicação nº 057/2015, de autoria do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Everaldo Farias (PV).
O parlamentar quer que a Suframa, uma autarquia federal, elabore e encaminhe ao Congresso, um projeto de lei para a criação desses benefícios às empresas que aderirem à certificação. A norma internacional ISO 14001, estabelece um padrão para que o Sistema de Gestão Ambiental da uma empresa se torne efetivo, criando um equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e o impacto ambiental.
No PIM, apenas 100 das 600 empresas possuem essa certificação, segundo dados da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SECTI). “Preservar, proteger e prevenir a degradação do meio ambiente deixou de ser discurso e tornou-se prática no cotidiano de muitas fábricas brasileiras. Muito mais que bom negócio, a ISO 14001 exige uma mudança de comportamento dos trabalhadores, contribuindo para a preservação ambiental na área onde está localizada o PIM”, destacou Everaldo.
A certificação orienta a implementação de sistemas de gestão ambiental nas organizações visando à sua conformidade com a realidade do empreendimento e ainda serve de subsídio para uma análise intra ou externa da conformidade da empresa. A norma também tem como finalidade garantir diretrizes para a confirmação de sua conformidade frente a algum requisito pré-estabelecido por algum cliente.