
Discutir novos rumos políticos para o Amazonas, eleger uma bancada de deputados estaduais e federais para superar a clausula de barreira. Estes foram os principais temas discutidos na I Conferência Eleitoral do PSOL Amazonas, realizada na manhã deste domingo (20), no auditório Belarmino Lins, localizado na Assembleia Legislativa (ALE-AM), em Manaus.
O evento contou com a presença de políticos como o deputado estadual José Ricardo (PT), Sirlam Cohen (PMN), Davi dos Feirantes (Avante) e representantes de outras legendas políticas locais. O presidente da ALE-AM, que é pré-candidato ao governo do Amazonas, deputado David Almeida (PSB), também participou para cumprimentar a militância psolista.
De acordo com a presidente estadual do PSOL, Pedrinha Lasmar, a conferência é um espaço importante para a militância discutir as candidaturas para deputados federais e estaduais. Sobre a disputa majoritária ao governo do Amazonas, a presidente diz que só será tratado na convenção do partido após diálogos com outras legendas mais próximas para se constituir possíveis coligações. As costuras de alianças ficarão a cargo da direção estadual do partido.

Sobre a tática na disputa majoritária, ela descarta a possibilidade de candidatura própria ao governo do Amazonas em virtude da falta de recursos financeiros do partido para a empreitada, por isso a preferência da legenda é eleger deputados federais e estaduais.
“Gostaríamos de lançar uma candidatura majoritária, mas a falta de recursos nos inviabiliza. O PSOL cresceu de tal forma que é preciso que nós possamos capitalizar o que temos na nossa chapa de deputados estaduais e federais para deixarmos de ser apenas uma sigla e eleger um parlamentar com um mandato de representação popular”, destacou.
Pré-candidatos
Na conferência o partido lançou uma chapa com 20 pré-candidatos a deputado estadual e 10 pré-candidatos a deputado federal. Para a disputa ao Senado Federal o PSOL apresentou a pré-candidatira do professor da Universidade Federal do Amazonas, Luiz Fernando.