Ramais na RDS Uatumã escondiam extração de madeira ilegal

Os fiscais apreenderam madeiras serradas de diversas espécies/FOTO: Divulgação/ IPAAM

Os fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), após denúncia, descobriram que estava havendo extração ilegal de madeira em dois ramais da RDS Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã (329 km via fluvial de Manaus). A operação, que ocorreu com a participação de policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, ocorreu entre os dias 23 e 30 de março.


Não houve flagrante, uma vez que não foi constatada a presença dos responsáveis nas áreas.

Durante a fiscalização, foi encontrado um acampamento recém-desmobilizado, com sobras de madeira oriunda de desdobro (costaneiras e peças com defeito), baldes vazios de combustível, motosserra e um guincho abandonado (usado possivelmente para puxar madeira).

Extração ilegal de madeira em dois ramais da RDS Uatumã/FOTO: Divulgação/ IPAAM

Os fiscais apreenderam 10,1m³ de madeira serrada de diversas espécies (não houve como identificar as espécies), uma embarcação tipo tornado de 12 metros, uma embarcação tipo batelão, um motosserra, um guincho de alavanca, além de quatro periquitos e uma gaiola de plástico.

A gestão da RDS Uatumã ficou como fiel depositária da madeira apreendida, até o órgão ambiental decidir o destino de sua doação.

Os fiscais apreenderam madeiras serradas de diversas espécies/FOTO: Divulgação/ IPAAM

Foram aplicados R$ 6.689 em autos de infração por transporte de madeira serrada sem Documento de Origem Florestal (DOF) e pelo transporte de animais silvestres sem permissão legal.

Os fiscais apreenderam também quatro periquitos/FOTO: Divulgação/ IPAAM
Artigo anteriorTrabalhador da construção Civil é morto com três tiros na Zona Norte de Manaus
Próximo artigoExposição ‘Um canto ao Poeta’ reúne obras inéditas de Thiago de Mello

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui