Ramais na RDS Uatumã escondiam extração ilegal de madeira

Policiais descobrem ramais na RDS Uatumã/Foto: Divulgação

Após denúncia, fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), descobriram extração de madeira ilegal em dois ramais da Reserva de desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã, a  329 quilômetros, via fluvial de Manaus, numa operação que teve participação de dois fiscais do Ipaam e policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas.
Os infratores derrubavam árvores no interior da reserva, beneficiavam a madeira e transportavam por embarcações através do rio Uatumã. Não houve flagrante, uma vez que não foi constatada a presença dos responsáveis nas áreas.


Policiais descobrem ramais na RDS Uatumã/Foto: Divulgação

Durante a fiscalização, foi encontrado um acampamento recém-desmobilizado, com sobras de madeira oriunda de desdobro (costaneiras e peças com defeito), espingardas, baldes vazios de combustível, motosserras e um guincho abandonado (usado possivelmente para puxar madeira).

…e as ´árvores derrubadas por invasores/Foto: Divulgação

Os fiscais apreenderam 10,1m³ de madeira serrada de diversas espécies (não houve como identificar as espécies), uma embarcação tipo tornado de 12 metros, uma embarcação tipo batelão, uma motosserra, um guincho de alavanca, além de quatro periquitos e uma gaiola de plástico.

A gestão da RDS Uatumã ficou como fiel depositária da madeira apreendida, até o órgão ambiental decidir o destino de sua doação.

Foram aplicados R$ 6.689 em autos de infração por transporte de madeira serrada sem Documento de Origem Florestal (DOF) e pelo transporte de animais silvestres sem permissão legal.

Artigo anteriorNúmero de materiais ilícitos nos presídios está diminuindo, diz SEAP
Próximo artigoPrazo para submissão de trabalhos no Intercom Norte 2017 termina amanhã (12)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui