

Mais de 20 mil filhotes de quelônios da espécie tartaruga, tracajá e iaça retornaram as águas do rio Uatumã e seus afluentes, através da Soltura de Quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã (RDS). Estiveram presentes no evento de preservação a essas espécies da fauna o presidente Radyr Oliveira e a Secretária de Estado Kamila Amaral.
Está é a 17ª edição de soltura de quelônios na reserva, que possui mais de 424 mil hectares e fica localizada nos municípios de São Sebastião do Uatuma, Itapiranga e Presidente Figueiredo e possui mais de 300 famílias em 20 comunidades.

O evento é promovido pela Eletrobras Amazonas Energia com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Além desse projeto no rio Uatuma, existem trabalhos em Nhamunda, Canutama, Carauari e outras localidades e outros parceiros, especialmente a UFAM que juntos irão ultrapassar em 2015, mais de 250 mil Quelônios devolvidos a natureza.
Anualmente a soltura de quelônios é realizada com uma atividade de conscientização junto aos moradores locais. A área protegida tem como principais atividades produtivas a agricultura, o extrativismo de produtos florestais madeireiros e não madeireiro e a pesca.
Entre as diversas atividades de conservação desenvolvidas dentro dessa área destaca-se o Projeto de Quelônios de Uatumã que ocorre desde 1996 através da parceria entre a Eletrobrás (por meio do Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos – CPPQA) e as comunidades Nossa Senhora do Livramento e Maracarana e apoio de diversos parceiros entre eles o CEUC/SDS e as prefeituras locais.
Neste projeto os moradores locais são formados para atuarem como agentes de praias, trabalhando na vigilância de tabuleiros de quelônios, transplante e criação filhotes em berçários até eles atingirem tamanho mínimo para retornarem para o rio. Com isso, aumenta a taxa de sobrevivência desses animais.