Representantes municipais buscam apoio da Assembleia/AM sobre emancipação de comunidades

Deputado Adjuto com representantes do Careiro Castanho/Foto: Divulgação

O deputado Adjuto Afonso (PP) reuniu cerca de 20 representantes de municípios do Amazonas, os quais reivindicam a emancipação de comunidades no interior do Estado. Na ocasião, vice-prefeitos, presidentes de associações e moradores de distritos, comprometeram-se a unir forças junto ao parlamento, para defender o Projeto de Lei que tramita na Câmara Federal.
O deputado Adjuto Afonso, que há anos defende a emancipação de áreas que comprovadamente tenham um estudo de viabilidade favorável à emancipação, discutiu com o grupo a melhor forma de representar o Amazonas nas discussões nacionais.


“Esse movimento é no Brasil inteiro. O que estamos fazendo hoje aqui com nossos companheiros da região é sugerir que eles se organizem em Associações ou até mesmo Federação que possa representar os distritos do Estado do Amazonas nessas discussões em nível nacional. É importante que estejamos organizados e lutemos por isso, assim como outras regiões do país. Um distrito não pode ficar atrelado a um município. Às vezes o prefeito não tem condições de atender nem as demandas da sede do município, imagine um distrito que quer crescer e se desenvolver”, disse o deputado.

Nailson Guedes, vice-prefeito de Careiro Castanho, a 102 km de Manaus, é um dos representantes que defende a emancipação do distrito de Janauacá, região do município. “É um sonho nosso desde 1991, quando o distrito foi emancipado, mas por questões políticas não se concretizou. Hoje estamos voltando para essa luta junto com o deputado Adjuto Afonso e os demais companheiros parlamentares, para que o Projeto seja aprovado e nosso distrito seja emancipado. Nós vamos fazer parte diretamente dessa associação para irmos à Brasília lutar por esse benefício para todos nós”, ressaltou Guedes.

Adjuto Afonso explicou em entrevista à TV Aleam que é necessário que as Assembleias Legislativas tenham de volta suas prerrogativas para legislar fatores que são de sua competência. “Além do Projeto de Lei já existe o Pacto Federativo, em que o presidente Josué Neto esteve em São Paulo discutindo essa semana, e que vamos fazer uma marcha em Brasília para entregar o resultado dessas discussões no Congresso Nacional. No meio disso está justamente a nossa prerrogativa de poder criar, desmembrar e até fazer a fusão de municípios. Também temos a PEC do deputado federal Danilo Forte, do Ceará, que está colhendo assinaturas”, argumentou.

Como reforço à PEC federal o deputado Adjuto Afonso encaminhou esta semana uma carta solicitando apoio aos deputados federais do Amazonas para adesão à PEC do deputado Danilo Forte (PMDB/CE), que também é presidente da Comissão Especial do Pacto Federativo na Câmara dos Deputados.

Estiveram presentes representantes das regiões de Novo Remanso (Itacoatiara); Caviana (Beruri); Itapeaçu (Urucurituba); distritos de Purupuru (Careiro Castanho); Canumã (Borba); e Janauacá (Careiro Castanho).

Artigo anteriorEmpresários da construção continuam pessimistas em relação ao momento econômico
Próximo artigoSTF rejeita recurso e mantém validade de delação premiada de Youssef

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui