
A temperatura no Rio de Janeiro ultrapassou os 40ºC nesta segunda-feira, 17, e a cidade entrou no Nível 4 do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo. É a primeira vez que a cidade alcança esse nível crítico, com tarifas podendo chegar a 42ºC. O calor extremo deve persistir até sexta-feira, 21.
A prefeitura disponibilizou 29 pontos de resfriamento para atender trabalhadores expostos ao sol e preparar uma rede de saúde para o aumento de casos relacionados às altas temperaturas. No total, serão 58 pontos de resfriamento.
O Rio monitora o calor desde junho de 2024, com cinco níveis de risco. O Nível 4, em que a cidade se encontra, é caracterizado por temperaturas entre 40ºC e 44ºC, por pelo menos três dias consecutivos.
A terceira onda de calor, que começou nesta segunda, é causada por uma massa de ar quente e seca, elevando as temperaturas em 5ºC acima da média. A onda afetou também São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia.
As recomendações incluem o aumento da ingestão de água, níveis de alimentos e evitar a exposição direta ao sol, especialmente das 10h às 16h. As Aulas de Educação Física na rede municipal devem ocorrer em espaços cobertos.
Fonte: Terra