Rios da Amazônia seguem em recuperação

Foto: Recorte

A temporada de chuvas na Amazônia já iniciou, ainda que em pequena escala para o período. Porém, a ocorrência já contribui para a recuperação dos rios, que enfrentaram a maior seca da história.


Dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indicam que os níveis estão em processo de elevação na maioria das estações. O rio Negro, em Manaus, por exemplo, chegou à marca de 12,68 m. A estação registrou a mínima histórica de 12,14 m no fim de outubro.

“O rio tem registrado subidas regulares de 14 cm por dia, o que indica uma certa recuperação de nível e tendência de elevações nas próximas semanas”, explica a pesquisadora Jussara Cury, superintendente regional de Manaus.

Esse comportamento reflete o que tem sido observado na região do Rio Solimões. O município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), registra subidas diárias de 16 cm e está na marca de 3,23 m.

Na região da cabeceira, em Tabatinga (a 1.138 quilômetros de Manaus), o nível tem oscilado e está na cota de 2,73 m. Na região sul da Bacia do Amazonas, também é observada a recuperação dos níveis do Rio Purus.

Na estação de Porto Velho (RO), a cota do rio Madeira chegou a 1,62 m. Em outubro, a estação registrou a mínima histórica de 19 cm.

Artigo anteriorOperação Ibirá III intensifica combate ao desmatamento no interior do Amazonas
Próximo artigoPagamento do 13º salário deve movimentar R$ 321,4 bi na economia, diz Dieese

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui