
O transporte público de Porto Velho passa por mudanças desde o início de 2016. Após mais de 30 anos, a responsabilidade pelo setor mudou de consórcio. A partir desta quarta-feira (8) a tarifa sobe de R$ 2,60 para R$ 3, com autorização da Prefeitura de Porto Velho.
O Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM) chegou com a missão de atender as necessidades de uma população insatisfeita com o serviço prestado – cerca de 90 mil usuários do transporte coletivo. “Os novos ônibus zero quilômetros chegaram e fizeram com que a idade média caísse para dois anos, uma das menores do País. Por isso, houve o ajuste tarifário para que possa comportar esses investimentos do consórcio esta fazendo no sistema”, declarou o titular da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Sentram), Antônio Jorge do Santos.
Wi-fi
Segundo a Sentram, o novo consórcio disponibilizou 180 ônibus. Destes, 160 em circulação e 20 em reserva, 50 ônibus a mais que o disponibilizado pelo antigo consórcio. Para o secretário da Sentram, Antônio Jorge do Santos, houveram ganhos na qualidade do serviço. “A chegada desses 43 ônibus zero quilômetros, com ar-condicionado, em alguns casos e wi-fi até, as pessoas começaram a ver que há possibilidade desse transporte realmente chegar no nível que nossa capital merece”, afirmou.
De acordo com a Sentram, a tarifa estava sem reajuste há cerca de cinco anos. “O importante é que tenhamos um transporte de qualidade para a nossa sociedade e que a gente possa, inclusive, fazer novos investimentos em tecnologias para melhorar o atendimento”, assegurou Santos. Cerca de 90 mil usuários dependem do transporte na capital rondoniense.
(Portal Amazônia)