Roberto Cidade amplia inclusão na Aleam com novo Centro Sensorial para Pessoas com TEA e Down

Foto: Herick Pereira

Sob a presidência do deputado estadual Roberto Cidade (UB), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) passará a ofertar, ainda no primeiro semestre deste ano, um importante e novo espaço às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras deficiências. O Centro de Inclusão Sensorial irá oferecer, inicialmente, 200 vagas para servidores do Legislativo Estadual e seus dependentes, e há a expectativa de que esse número seja ampliado, gradativamente, para o público em geral no decorrer de 2025.


“Há um déficit muito grande no atendimento infantojuvenil de pessoas com TEA, Down e outras deficiências. Por isso, é importante que a Aleam dê a sua contribuição. Serão mais 600 metros quadrados colocados à disposição com atendimentos que vão da neuropediatria, neuropsiquiatria passando pelas terapias e demais assistências psicossociais. Essa é uma lacuna que recebe a devida atenção da nossa gestão e que se transforma em um importante legado”, comemorou o deputado presidente.

De acordo com o diretor do Centro Médico Doutor Luiz Carlos de Avelino, da Assembleia Legislativa, médico Arnoldo Andrade, o Centro de Inclusão Sensorial irá oferecer atendimento médico ambulatorial, acompanhamento com nutricionistas, terapias ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentistas e demais especialistas necessários à fisiologia da recuperação motora.

Foto: Herick Pereira

“Serão abertas, inicialmente, 200 vagas, e aos poucos vamos liberar a entrada de outros pacientes. Teremos atendimentos psicossocial em todas as áreas. Vamos ter as salas das terapias ocupacionais, as salas adaptativas à vida social, como, por exemplo, a cozinha para que aprendam a fazer o seu próprio lanche. Tudo para que essas pessoas adquiram as melhores condições para estarem inseridas na sociedade. A Aleam mais uma vez, na gestão do presidente Cidade, trabalha para que o cidadão tenha acesso ao mesmo tempo que estimula a sociedade a pensar e se envolver no tema”, falou.

Centro de Mídias

Além de percorrer as instalações do Centro de Inclusão Sensorial, o deputado presidente também inspecionou as instalações do Centro de Mídias da Assembleia Legislativa do Amazonas. O prédio, que irá abrigar a TV e a rádio Aleam, além das atividades do Portal Aleam e demais áreas relacionadas à comunicação institucional, deve ter suas atividades iniciadas no novo espaço no primeiro semestre deste ano.

Diretora de Comunicação da Aleam, a jornalista Mônica Santaella destacou a importância do espaço para a ampliação no alcance dos trabalhos realizados pelo Legislativo Estadual. “Trabalhamos com uma estrutura que já não comporta o dinamismo da comunicação e o deputado Cidade, com sua visão jovem, dinâmica e estratégica, nos proporciona um amplo espaço e equipamentos modernos para que a nossa equipe de profissionais possa realizar um trabalho ainda mais abrangente, aproximando a população do trabalho do Legislativo. Além da TV, rádio e portal, as novas mídias também ganham maior visibilidade com esse novo Centro de Mídias”, afirmou.

Artigo anterior‘Viúvas dos municípios’ foram chamadas a apoiar uma suposta candidatura de Wilson Lima ao Senado
Próximo artigoPrefeitura inicia mobilização social na zona Oeste para combate ao Aedes aegypti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui