Russos tomam a região de Chernobyl, onde há um depósito de resíduos nucleares

Usina Nuclear de Chernobyl - AFP/Arquivos

As autoridades ucranianas informaram que tropas russas tomaram a região onde fica o depósito de resíduos nucleares de Chernobyl. As forças russas chegaram lá depois de cruzar a fronteira da Belarus com a Ucrânia.

A informação é de um assessor da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak.

“É impossível dizer que a planta de Chernobyl está segura depois desse ataque completamente sem sentido pelos russos”, ele afirmou.

“Os membros da Guarda Nacional que protegem o depósito oferecem uma resistência obstinada”, disse Guerashtshenko no Telegram, antes da vitória dos russos.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que forças do país tentaram evitar que as tropas russas capturassem a antiga usina nuclear.

Um dos reatores explodiu em abril de 1986. As emissões nucleares do acidente foram equivalentes às emissões de 400 bombas como a que foi lançada em Hiroshima, no Japão, no final da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, 30 pessoas morreram.

A região ao redor da antiga usina não é habitável e é conhecida como Zona de Exclusão.

Foto: REUTERS/Gleb Garanich

Tropas partiram da Belarus

Vadym Prystaiko, o embaixador da Ucrânia no Reino Unido, disse em um pronunciamento que considera que a Belarus, de onde partiram as tropas em direção à Zona de Exclusão de Chernobyl, traiu a Ucrânia.

O presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, disse que pediu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para fortalecer a região ocidental da Belarus. Ele disse que as forças armadas de seu país não estão envolvidas nos confrontos.

O espaço aéreo belorusso foi fechado para aviação civil.

Militares russos dominam aeroporto perto de Kiev
Um assessor da presidência da Ucrânia afirmou que o aeroporto de Hostomel foi capturado por forças russas.

O aeroporto militar de Hostomel fica a cerca de 23 quilômetros da capital de Kiev.

Mais cedo, autoridades militares ucranianas haviam dito que paraquedistas russos desceram de 20 helicópteros e 8 aeronaves Mi-8 e começaram a combater os ucranianos para controlar o aeroporto.

g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui