Saiba quais são as tendências atuais para decorar o apartamento com personalidade

Confira como combinar o que está em alta com gostos pessoais/Foto: Divulgação

Decorar um espaço vai muito além de escolher cores que combinem ou itens bonitos para preencher estantes. Por mais clichê que pareça, o ambiente deve corresponder à personalidade do morador, indo além de seguir simplesmente o que está em alta e criando um local confortável e que faça sentido para as pessoas que moram ali. Buscar diferentes referências e seguir algumas tendências pode, sim, ajudar, mas é importante incorporar toques pessoais na decoração. Confira algumas ideias modernas para repaginar o ambiente.

Estilo industrial com toques quentes

O estilo industrial é um tipo de decoração já em alta faz algum tempo e está normalmente associado ao minimalismo, com o uso de cores frias e objetos de acabamento em metal. Um jeito interessante de usar essa tendência é acrescentando cores quentes à decoração, criando um ambiente moderno e aconchegante. Nesse estilo, as cores base são preto, cinza, branco, além de acabamentos metalizados e alguns detalhes verdes. Assim, incluir tons de caramelo, areia, coral e cores quentes com fundo fechado ajuda a balancear os tons sóbrios presentes na decoração industrial.

Além das cores, misturar diferentes materiais e texturas resulta em um ambiente com personalidade. Combinar os encanamentos e as estruturas de ferro aparentes com couro marrom e paredes de tijolo ajuda a tirar a decoração do monocromático, além de permitir toques pessoais, como a inserção de itens importantes na família para compor o ambiente.

Tom sobre tom divertido

Outra tendência em alta é o tom sobre tom, usando uma única cor, que varia de tonalidade, para compor o ambiente. Nesse caso, os móveis e outros objetos de decoração também podem seguir a paleta definida. Por isso, a dica é procurar peças diferentes e interessantes, de acordo com a personalidade do morador da casa. Para um ambiente mais aconchegante, escolha cores quentes e tons terrosos ou cores escuras, mesmo frias; já para um espaço mais sofisticado é interessante brincar com diferentes tons de off-white, incluindo até mesmo o cinza ou champanhe; já para quem prefere um aspecto mais moderno a criatividade é a melhor ferramenta, e cores sólidas ou pastéis dão um toque retrô e ao mesmo tempo futurista.

Aconchegante e natural

Uma das principais tendências de 2020, principalmente por conta da pandemia, é a procura por uma decoração mais intimista e aconchegante, que fica especialmente interessante em apartamentos menores, dando um clima charmoso. Por ser uma tendência ampla e cheia de diferentes possibilidades, é possível inserir toques pessoais em praticamente toda a sua concepção.

Nesse tipo de decoração basta incluir peças de materiais que lembrem conforto, com texturas naturais, como palha, madeira, tecido pelica e cerâmica, ou peças mais suaves, incluindo vidro e metal, mas com um design que vá na contramão do moderno, com formas orgânicas e delicadas. Para quem gosta de um toque bucólico, a dica é encher o lugar de plantas e flores bonitas, que complementam a decoração. Já nas cores a dica é dar preferências para tons fechados e profundos, podendo ser frios ou quentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui