Saiba quem tem direito ao benefício da Tarifa Manauara

Foto: Divulgação

Com desconto de 50% no valor da fatura de água e esgoto, o benefício da Tarifa Manauara é concedido às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade na capital amazonense. Atualmente, mais de 76 mil famílias estão cadastradas no programa e o objetivo é proteger mais de 100 mil famílias com o benefício, até o final do ano.


A artesã Joana D’Arck Cruz da Silva, de 39 anos, mora com sua família no conjunto Viver Melhor II, no bairro Monte das Oliveiras, é beneficiária do programa e o desconto na fatura tem ajudado no orçamento da casa.

Foto: Divulgação

Outras famílias que moram em Manaus e são de baixa renda também podem ter acesso ao benefício da Tarifa Manauara de Água e Esgoto, basta que o titular da fatura esteja cadastrado em programa social do governo e tenha um consumo de até 15 metros cúbicos, ou seja, o equivalente a utilização de 30 caixas de água de 500 litros, durante o mês. As solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp (92) 98264-0464.

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, a Tarifa Manauara representa, além da economia no orçamento, uma ação de proteção para as famílias mais vulneráveis da capital.

“Estamos avançando com a Tarifa Manauara, e é importante que as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade solicitem a inclusão no programa por meio de nossos canais de atendimento. Dessa forma, promovemos justiça social e protegemos nossa população. E tão logo transformaremos Manaus, na capital com o maior número de beneficiados com a Tarifa Social do país”.

Foto: Divulgação

Mutirões – Para acelerar o acesso da população ao programa, a concessionária, em parceria com a Prefeitura de Manaus, Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), por meio de um comitê técnico, realizará nas próximas semanas, em data à definir, dois mutirões para cadastro na Tarifa Manauara, que vai intensificar o número de cadastrados e tirar as dúvidas da população quanto ao serviço.

Proteção – Nos últimos três anos, a concessionária tem tido um olhar diferenciado para a população vulnerável de Manaus, prova disso, são as ações da empresa em estender mais de 110 km de novas redes para fornecer água tratada a moradores de becos, palafitas, escadões e rip-raps em mais de 50 bairros, que por anos, não contavam com abastecimento regular.

Como ter acesso? –  Para ter direito ao benefício, o titular da conta precisa apenas estar inscrito no Cadastro Único (Cad Único), do Governo Federal com o Bolsa Família. Após a solicitação, as equipes da empresa realizam análise dos dados para a liberação do benefício. A família passará a ter o desconto de 50% no valor da fatura, desde que não ultrapasse o consumo de 15 mil litros de água por mês.

Requisitos para solicitar o benefício:

Ser cliente da classe residencial;

Ser titular da ligação de água, proprietário, possuidor legítimo ou inquilino;

Estar inscrito no Programa Bolsa Família do Governo Federal;

Possuir ligação de água hidrometrada, sem violação, adulteração ou fraude.

E para quem não tem ligação de água e quer aderir ao programa, é garantida a isenção do valor do serviço da primeira ligação domiciliar, sendo permitida, apenas uma ligação por usuário.

Quais os documentos necessários para o cadastro?

Número de Inscrição no Programa Bolsa Família (NIS);

Documentos que comprovem a titularidade da ligação de água;

RG e CPF.

Como solicitar o benefício?

Além dos mutirões, o aceso à Tarifa Manauara pode ser feito gratuitamente pelos canais oficiais de atendimento da Águas de Manaus, que funcionam 24h por dia. O cliente pode entrar em contato pelo WhatsApp 98264-0464, SAC 0800-092-0195, Serviços Online em www.aguasdemanaus.com.br ou aplicativo Águas APP, gratuito para qualquer smartphone.

Artigo anteriorProfessora é barrada em secretaria de Natal por estar com roupa “inadequada”
Próximo artigoSem aviso prévio, ‘escapelaram’ as árvores da Feira Coberta do Santo Antônio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui