Santana alerta trabalhadores sobre o prazo do pagamento do 13º salário no Amazonas

Valdemir Santana - presidente da CUT-Amazonas - foto: divulgação

O prazo para o pagamento da parcela única ou da primeira parte do 13º salário se encerra nesta sexta-feira (29). Conforme a lei, os pagamentos devem ser realizados até o dia 30 de novembro, que este ano cai em um sábado.


Conforme informou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da Central Única dos Trabalhadores do Amazonas, Valdemir Santana, o pagamento do 13º salário pode ser feito em parcela única ou dividido em até duas partes.

Se a empresa optar pela divisão, a segunda parcela deve ser creditada na conta do trabalhador até o dia 20 de dezembro.

O presidente CUT-AM, explica que o 13º Salário é um direito constitucional de todos os trabalhadores com carteira assinada e deve ser pago integralmente, no final do ano, quando se tem 12 meses trabalhados.

Salário fracionado

No caso de o trabalhador não ter completado um ano de trabalho, o 13º salário será pago proporcionalmente aos meses trabalhados. “Quem trabalha há seis meses, por exemplo, tem direito a seis doze avos do salário. Da mesma forma, esse cálculo é válido para os trabalhadores de mão-de-obra temporária. Eles também tem direito, igual ao trabalhador que atua normalmente”, complementou Santana.

Conforme disse Valdemir, o trabalhador tem que dividir o seu salário bruto por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados. Assim é possível chegar ao valor que ele terá de receber.

De acordo com o dirigente sindical, todos que trabalham amparados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com carteira assinada, tem direito ao benefício.

Trabalhadores ligados

O presidente dos Metalúrgicos fez um alerta aos trabalhadores, para que eles fiquem atentos aos pagamentos do benefício garantido na Convenção Nacional dos Trabalhadores.

Artigo anteriorProjeto de mobilidade fluvial contribui para a descarbonização de rios da Amazônia
Próximo artigoVereadores de Manaus comemoram ‘duplo aumento de seus salários’ e plano de saúde eterno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui