

Cruzeiro e São Paulo dominaram a disputa do último Campeonato Brasileiro, vencido pelo time mineiro, com a equipe paulista terminando como vice-campeã. O otimismo do final de 2014 se transformou em frustração no início 2015, já que os dois times tiveram queda brusca de desempenho e acumularam insucessos nos estaduais e no início da disputa da Taça Libertadores.
Conseguiram se recuperar, porém, se classificaram ao mata-mata continental e, hoje, quarta, às 21h00 (horário de Manaus), no Morumbi, começam a disputar uma vaga nas quartas de final – o jogo de volta será quarta-feira que vem, no Mineirão.
São Paulo perdeu Kaká na virada do ano e, sem um dos seus principais líderes, a equipe se perdeu. Muricy Ramalho, em nenhum momento, conseguiu arrumar a casa e acabou demitido. Agora com Milton Cruz, o Tricolor começa a dar sinais de reação e mostra muita confiança para avançar. Uma prova disso foi a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, que garantiu a classificação da equipe.
No Cruzeiro, o que provocou a queda foi o desmanche ocorrido no começo do ano. Os dois principais jogadores, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, foram vendidos. Depois deles, saíram mais nove atletas. Outros 14 foram contratados e, para arrumar a casa, é preciso de tempo. Mas o time acabou eliminado na semifinal do estadual pelo rival Atlético-MG e a pressão ficou muito forte em cima do técnico Marcelo Oliveira. Por isso, nada melhor do que se classificar no torneio continental para acalmar os ânimos na Toca da Raposa.
Será o terceiro confronto mata-mata entre as duas equipes na Libertadores. Em 2009, o Cruzeiro levou a melhor com duas vitórias (2 x 1 e 3 x 0). No ano seguinte, quem avançou foi o São Paulo, também com dois triunfos (ambos por 2 x 0).
O trio de arbitragem é paraguaio: Carlos Amarilla, auxiliado por Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar.
As escalações
São Paulo: depois da vitória sobre o Corinthians, a equipe teve duas semanas para se preparar para o confronto desta quarta-feira. No entanto, o time chega para o jogo com uma baixa importante: Michel Bastos, que está com dengue. Além dele, são mais três desfalques por suspensão: Dória, Hudson e Luis Fabiano. A equipe entrará em campo com: Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi e Reinaldo; Denilson, Souza, Wesley, Paulo Henrique Ganso e Centurión; Alexandre Pato.
Cruzeiro: o técnico Marcelo Oliveira teve de mudar a equipe com relação a que atuou nos últimos jogos pelo Estadual. Por não poder contar com o lateral-esquerdo Fabrício, que já disputou a Libertadores pelo Internacional, o treinador escalará o chileno Mena. Por opção técnica, Marcelo tirou o zagueiro Paulo André e colocou Manoel na zaga ao lado de Léo. O treinador tinha dúvida com relação a Willian e Gabriel Xavier, mas o primeiro ficará com a vaga. O time entra em campo com Fábio; Mayke, Léo, Manoel e Mena; Willians, Henrique, Arrascaeta, Marquinhos e Willian; Leandro Damião.