Seduc divulga a programação da Semana da Pátria

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc

O Governo no Estado do Amazonas, através da Secretária de Estado de Educação e Qualidade do Ensino Seduc, divulga a programação das atividades da Semana da Pátria e do Amazonas 2017. Na edição deste ano, a temática “Amazonas de Bravos”, vem trazendo um trecho do Hino do Amazonas. As apresentações cívicas contarão com a presença de 10 mil alunos e a tropa militar nos dias 1º, 5 e 7 de setembro.


1º de setembro – A abertura oficial será nesta sexta-feira, 1º, com a solenidade da “Benção do Fogo Simbólico”. A celebração inicia as 7h30 com a missa na Paróquia Militar Nossa Senhora do Sameiro, e contará com a presença de 120 alunos das escolas estaduais Agnello Bittencourt e Benjamim Magalhães, bem como dos militares. Dando continuidade à programação, às 8h15, ao término da missa e a bênção do Fogo Simbólico, inicia-se a Corrida do Fogo, com aproximadamente 50 alunos, que saem em direção ao Complexo Turístico da Ponta Negra (próximo ao posto da Guarda Municipal), na zona Oeste de Manaus.

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc

Após 5 km, acontece o “Acendimento da Pira”. O coordenador da organização Semana da Pátria, Tiago Lima e Silva fala da importância da semana pátria para sociedade. “Essa também é uma oportunidade para os pais, e a sociedade como um todo, vejam o trabalho feito nas escolas. Vejam seus filhos em um local que além de civis, também terá militares. É uma grande festa patriótica, onde toda sociedade comparece para manter viva, acessa e pulsante essa chama da pátria, para nos mostrar e nos lembrar enquanto País e Nação”.

5 de setembro – Na terça-feira, 5, o dia começa com homenagem a um dos homens que lutou para que o Amazonas tornasse província e Manaus a capital. Com isso, a Solenidade Póstuma a João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, será na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), Centro de Manaus, onde há um monumento erguido em honra dele, às 7h, e faz alusão à Elevação do Amazonas à categoria de Província. Para a saudação da data aproximadamente 50 alunos da Escola Estadual Eunice Serrano participam do evento.

No final da tarde, às 17h, ocorre o tradicional “Desfile Escolar”, no Centro de Convenções (Sambódromo), na zona Centro-Oeste da capital. A Orquestra Sinfônica Claudio Santoro abre os desfiles, seguida das escolas estaduais Manoel Marçal de Araújo, Joana Rodrigues Vieira, Diofanto Vieira Monteiro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Abrigo Moacyr Alves, entre outras instituições de ensino das sete coordenadorias distritais de educação.

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc

Para o encerramento dos 10 pelotões, a Coordenadoria Distrital de Educação 7 vai desfilar com banda e fanfarra das escolas estaduais Ernesto Pinho Filho e Inspª. Dulcinéia Varela Moura. Alunos e gestores da Escola Estadual Evandro das Neves Carrera e também da Escola Estadual Eliana de Freitas Moraes fazem o fechamento da noite.

6 e 7 de setembro

Os desfiles dos dias 06 e 07 são coordenadas pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), por meio do Cerimonial do Governo do Estado e em parceria com a Seduc. No dia 6 acontece o Desfile Naval, na Praia da Ponta Negra, às 9h. O Desfile Militar será no feriado da Independência, 7, às 8h15, no Centro de Convenções (Sambódromo).

A cerimônia de encerramento da Semana da Pátria 2017, com a solenidade do “Abafamento do Fogo Simbólico” será no Sambódromo, às 17h, e será realizada pela Seduc e Maçonaria.

Os homenageados

 Vulto Nacional – Milton Assi Hatoum

Nasceu em 1952, na capital Amazonense, onde passou a infância e uma parte da juventude. Em 1967 mudou-se para Brasília, onde estudou no Colégio de Aplicação da UnB. Morou em vários estados como São Paulo, Espanha, (Madri e Barcelona). Depois passou três anos em Paris. Autor de quatro romances premiados, sua obra foi traduzida em doze línguas e publicada em catorze países. Foi professor de literatura francesa da Universidade Federal do Amazonas (1984-1999) e professor visitante da Universidade da California (Berkeley/1996). Foi também escritor residente na Yale University (New Haven/EUA), Stanford University e na Universidade da California. Recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do mérito cultural. Desde 1998, mora em São Paulo, onde é colunista do Caderno 2 (O Estado de S. Paulo).

Vulto Estadual – Astrid Cabral

Nasceu em 1936 em Manaus, Amazonas onde fez os primeiros estudos e integrou o movimento renovador Clube da Madrugada. Chegou a lecionar língua e literatura no ensino médio e na Universidade de Brasília. Ao longo de sua vida profissional desempenhou os mais variados trabalhos, fora e dentro da área cultural. Chegou a publicar vários livros, e hoje com a aposentadoria desde 1996 passou a dedicar-se exclusivamente à literatura e à família.  Membro do PEN Clube Brasil.

Mulher Amazonense – Raimunda Rosa Pereira de Almeida

 Nasceu no dia 31 de julho de 1936, em Santarém, (PA) e aos 14 anos se mudou para o Amazonas. Em 1951, chegou a Manaus, por conta do emprego do seu pai. Casou no dia 06 de abril de 1957, dona Raimunda teve 13 filhos, os irmãos vivos são Delano Tadeu, Dilena Rosa, Dulcinéia Ester, Donilde Séfora, David Antônio Abisai, Daniel de Judá e Disraeli José. Possui 11 netos e um bisneto. Após o casamento, Dona Raimunda se ocupou nos afazeres do lar e trabalhos comunitários com jovens. É adventista há 46 anos, por 4 anos consecutivos ganhou a corrida do ACAMPIDOSO.

Artigo anteriorVisitas íntimas em presídios federais são retomadas com novas regras
Próximo artigoO computador mais barato do mundo custa R$ 20

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui