SEDUC e TJ-AM iniciam curso de capacitação para servidores do interior

Fotos: Eduardo Cavalcante/SEDUC

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), em parceria firmada com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), deu início, na manhã desta sexta-feira (2/2), ao curso de capacitação “Uniformização de Procedimento e Atividades Cartorárias”, voltado para servidores que atuam nas comarcas do interior do estado. O curso será realizado à distância pelo Centro de Mídias de Educação (Cemeam) da SEDUC e acompanhado pelos servidores do Poder Judiciário em cada um dos 62 municípios do estado.


A abertura do curso de capacitação aconteceu em um dos estúdios do Cemeam, no bairro Japiim, zona sul de Manaus, e contou com a participação do secretário Executivo Adjunto de Gestão da SEDUC, doutor Genésio Neto; do presidente do TJ-AM, Flávio Pascarelli; do diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do TJ-AM, desembargador João Simões; do diretor de Planejamento do Tribunal, Cristiano Lima; e do juiz de direito do TJ-AM, Ronny Frank.

Conforme programação do Tribunal de Justiça, o curso acontecerá duas vezes por mês e se estenderá até o dia 22 de junho. As aulas serão ministradas por uma equipe de magistrados e acompanhadas pelos servidores em escolas localizadas nos municípios do interior e ocorrerão às sextas-feiras.

O curso abordará temas como “Otimização dos trabalhos cartorários e atendimento ao público”, “Ações de Família”, “Ações Criminais”, “Juizados Especiais Cíveis”, “Juizados Especiais Criminais”, “Ações Civis” e “Ações de Infância e Juventude”.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Flávio Pascarelli, a parceria com o Governo do Estado por meio da SEDUC, está possibilitando a realização de um anseio antigo, que é levar a formação para os servidores em todos os municípios.

Estúdios do Cemeam, no bairro Japiim, zona sul de Manaus – Fotos: Eduardo Cavalcante/SEDUC

“O objetivo é capacitar o servidor para que ele vença o maior problema do Poder Judiciário, que é a morosidade da justiça. O servidor qualificado, evidentemente, vai ter condições de responder aos objetivos, às metas do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] e à vontade da população. O poder judiciário compõe o Estado do Amazonas. Essa parceria com o executivo é muito importante. O governador Amazonino Mendes tem esse dom de abrir as portas para a educação, criou a UEA, nos ajudou a criar a Escola da Magistratura e agora está possibilitando que a escola do servidor possa chegar ao interior do estado, que era um anseio muito antigo”, afirmou o presidente Flávio Pascarelli.

O diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do TJ-AM, desembargador João Simões, também agradeceu a parceria firmada com a SEDUC.

“Essa é uma iniciativa maravilhosa. Hoje nós podemos dizer, de fato, que estamos entrando na era da modernidade. Nós estamos trabalhando com um processo virtual com a cabeça no processo físico, ou seja, na era moderna com os pés e a cabeça na idade da pedra. Portanto, tenho certeza que com a ajuda de todos, nós estamos dando um salto muito significativo hoje. E nessa oportunidade agradecemos o Governo do Estado do Amazonas por abrir esse link para que nós possamos alcançar todo o estado”, afirmou o desembargador.

Centro de Mídias – O Centro de Mídias de Educação do Amazonas está localizado no bairro do Japiim 2, em prédio anexo à SEDUC. O Centro é equipado com estúdios de TV de onde uma equipe de professores (especialistas, mestres e doutores) ministra as aulas que são transmitidas via satélite e acompanhadas pelas comunidades rurais amazonenses.

As aulas são ministradas de estúdios de televisão localizados no Centro de Mídias, em formato de teleconferência. Atualmente o Centro de Mídias possui oito estúdios de transmissão.

Artigo anteriorKamélia abre o Maués Folia neste domingo (4)
Próximo artigoRio Preto deve aumentar área de plantio de banana com apoio do FPS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui