Seduc implanta Núcleo de Controle Interno para melhorar gestão pública

Secretário de Estado de Educação, Luiz Castro - Foto: Divulgação / Seduc-AM

Para fortalecer as áreas de controle, transparência e integridade da gestão pública, a nova gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) implantou um Núcleo de Controle Interno (NCI). A Portaria GS 92/2019, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 11 de fevereiro, dispõe sobre a finalidade, competências e a composição do trabalho que já começou a ser desenvolvido na pasta.


Entre as principais funções do Núcleo, está a de auxiliar na interlocução de assuntos relacionados à ética, auditoria e correição, entre os diversos setores que compõem a estrutura da Seduc-AM. Além disso, o NCI terá ainda a função de avaliar a atuação e o impacto, os resultados dos serviços e aquisições, objetos de contratos, convênios e congêneres.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, uma das primeira ações do Núcleo será a de fazer auditoria em todos os contratos da secretaria. “Estamos montando uma equipe específica para esse trabalho com o objetivo de identificar onde devem ser feitas melhorias. Já temos algumas direções para as mudanças na gestão pública e queremos identificar onde mais precisamos intervir”, ressaltou.

Secretário de Estado de Educação, Luiz Castro – Foto: Divulgação / Seduc-AM

O núcleo terá, ainda, a função de auditar processos de despesa da Secretaria, tanto no momento da firmatura do ajuste quanto no pagamento; contribuir para o planejamento e a implantação de estratégias de melhoria e desempenho das atividades administrativas e orientar tecnicamente na elaboração da prestação de contas anual do ordenador de despesas, e do relatório de gestão e revisão de atos normativos a serem expedidos sobre o assunto.

A criação do Núcleo atende diversas recomendações e decisões dos órgãos fiscalizadores e controladores como Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria Geral do Estado (CGE/AM) e da própria Constituição do Estado do Amazonas em relação à Administração Direta e Indireta do Poder Executivo.

Artigo anteriorBarracas de feira são retiradas de área de risco no Nova Floresta
Próximo artigoOito funcionários da Vale são presos em investigação sobre Brumadinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui