Seduc muda processo de matrícula para escolas estaduais de tempo integral

Foto: Reprodução

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso às escolas da rede pública estadual com educação em tempo integral, para o ano letivo de 2020, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto irá disponibilizar as reservas de vagas das 81 unidades no processo de matrículas online. O procedimento poderá ser realizado pelo site www.matriculas.am.gov.br ou em qualquer uma das 596 unidades de ensino, conforme o calendário que será divulgado pela secretaria em dezembro.

A decisão pelo fim do Processo Seletivo com edital, que definia pré-requisitos para seleção dos candidatos às vagas das escolas de tempo integral, é uma forma de democratizar o acesso, segundo o secretário de Estado de Educação e Desporto, Vicente Nogueira.

Em 2019, a rede pública estadual atendeu cerca de 32 mil estudantes em 78 Escolas de Tempo Integral (ETIs) ou Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis) distribuídos na capital e no interior. A mudança não influencia no processo de renovação de matrículas, que é um processo interno de cada unidade escolar. O processo unificado vai contemplar aqueles que buscam, pela primeira vez, vaga nos modelos de tempo integral.

Para o ano letivo de 2020, o governador Wilson Lima inaugurou, em 10 meses, três novos Cetis: em Lábrea, Benjamin Constant e Nova Olinda do Norte, que representam a ampliação do modelo, com cerca de 2.640 novas vagas, e o aumento do número de unidades para 81 escolas.

Procedimento – Com o processo de matrícula unificado, para pleitear uma vaga em escolas de tempo integral, o candidato ou seu responsável deverá acessar o site da matrícula de acordo com as datas estabelecidas no calendário de matrícula.

A coordenadora de matrícula da secretaria, Irlanda Araújo, explica que a população poderá solicitar atendimento pelo site e também de forma presencial, em qualquer uma das 596 escolas públicas estaduais de Manaus e do interior. Para alunos que vão ingressar na rede pública estadual em 2020, o cadastro de dados pessoais já está disponível pelo site.

O acesso ao site pode ser feito também por smartphones nas plataformas Android ou IOS. A mudança em nada implicará o atendimento pelo sistema online já adotado. “Não vamos mudar nada além de juntar essas 81 escolas às unidades escolares que já eram inseridas no sistema e abertas ao público em geral. Quando iniciar o período de atendimento das matrículas, será necessário fazer a reserva da vaga e posteriormente a confirmação da matrícula”.

A reserva da vaga será feita pelo site ou de forma presencial nas escolas, porém, a confirmação da matrícula é somente de forma presencial na escola para onde foi contemplado com a vaga.

Fonte: Seduc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui