Segurança integrada vai reforçar policiamento e fiscalização no Carnaval 2016

Secretário Sérgio Fontes, da Segurança Pública/Foto: Lindemberg Cavalcante

Plano Tático Integrado de Segurança (PTI), a ser aplicado na operação “Carnaval 2016”, que contará com a participação direta de, aproximadamente, 3 mil servidores, entre policiais e agentes públicos de órgãos estaduais e municipais, foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), com ações que visam garantir a segurança da população em geral e do público dos eventos carnavalescos.
Um dos diferenciais será a Central de Fiscalização Integrada (CFI), formada por diversos órgãos, é que será feita ação in loco para conferir o cumprimento dos requisitos que visam prover segurança e proteção aos foliões e garantir o bem estar dos cidadãos em geral.  Todos os representantes dos eventos assinaram termos de responsabilidade se comprometendo a cumprir a legislação e, no caso dos blocos e bandas, o encerramento a meia-noite.


A central reúne representantes de todos os órgãos envolvidos na regularidade dos eventos, como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ouvidoria e Corregedoria da SSP, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), Secretaria de Cultura e outros.

Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) da SSP-AM. O maior efetivo será empregado nos eventos realizados no Centro de Convenções, Sambódromo, no Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, como o Desfile das Escolas de Samba. “O grande diferencial da Central Integrada de Fiscalização é a tomada de decisão rápida para as irregularidades e problemas que forem constatados, graças à presença de todos os órgãos juntos. Se houver necessidade de interdição do evento, por exemplo, os órgãos da prefeitura já estarão no local”, explicou o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

Ele ressaltou que desde o início da programação do Carnaval 2016, os eventos contam com monitoramento em tempo real no CICC, garantindo a tranquilidade dos frequentadores. Sérgio Fontes destaca que o objetivo da operação integrada é garantir que a população tenha um carnaval seguro em todas as áreas. “A Polícia Militar estará nas ruas em todos os grandes eventos atuando no policiamento ostensivo. Mas é importante destacar que a população pode fazer sua parte, principalmente, na questão do trânsito, respeitando a Lei Seca, que o Detran ficará fiscalizando”, disse.

O secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, Dan Câmara, informa que o planejamento integrado de segurança para o Carnaval 2016 será realizado sob a coordenação da SSP por intermédio do Sistema de Comando e Controle e foi desenvolvido com estratégia diferenciada para melhor atender aos foliões e garantir mais eficiência do Sistema de Segurança Pública em integração com os órgãos federais e municipais e poder judiciário.  “Queremos garantir a aplicação do modelo integrado de segurança e obter resultados positivos garantindo a aplicação dos recursos com maior eficiência atendendo aos cidadãos em nível de excelência”, disse.

Polícia Militar– A Polícia Militar estará nas ruas fazendo policiamento, nas Bandas e Blocos Carnavalescos, Desfile dos Grupos de Carnaval, Carnaboi e nos locais de movimentação de pessoas como os terminais de ônibus. Serão montados postos de verificação de veículos em todas as áreas de acesso a esses locais. Nas cidades ícones do turismo do Amazonas como Parintins, Itacoatiara, Maués e demais estabelecidas em pontos estratégicos o policiamento seguirá o mesmo padrão estabelecido pelo plano integrado.

Polícia Civil– O serviço nas delegacias especializadas e nos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs) da cidade funcionará normalmente, das 8h00 às 18h00 e as Centrais de Flagrante 24h. Ao todo, 113 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores lotados na capital atuarão nos respectivos plantões, reforçando o atendimento de eventuais demandas durante as festas. Integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) também farão parte do efetivo, bem como servidores dos Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML).

Detran-AM- O Departamento Estadual de Trânsito (Detran- AM) atuará em plantões de 24 horas, fiscalizando principalmente os crimes de trânsito por meio do cumprimento da Lei Seca.

Corpo de Bombeiros– O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas terá ação principal nas imediações e dentro do Centro de Convenções, o Sambódromo. E estará acompanhando as principais bandas de ruas.

Crianças no Carnaval – Pais e responsáveis, além de proprietários de estabelecimentos comerciais, vão ter este ano que seguir alguns cuidados em relação à permanência de crianças e menores de idade em festejos carnavalescos.

O Juizado da Infância e da Juventude estabelece, por meio da portaria nº 001/2016, que em bailes infanto-juvenis, por exemplo, as crianças de até cinco anos poderão participar dos festejos desde que lhes seja destinado local exclusivo ou convenientemente separado do restante do recinto com o encerramento de no máximo 21h; será permitida a presença de adolescentes desacompanhados, com idade superior a 12 anos horários estabelecidos no alvará expedido para cada estabelecimento.

Em bailes noturnos com a participação de adolescentes, a portaria estabelece que, a entrada e permanência de adolescentes depende de alvará judicial. Não sendo permitidas a entrada e permanência de adolescentes na faixa etária de 12 e 14 anos desacompanhados de seus pais ou responsáveis, sendo que menores de 12 anos nem mesmo acompanhados poderão entrar, já os de 14 anos só terão acesso mediante a apresentação de documento com foto para comprovação da idade.

Nos desfiles carnavalescos, entre as medidas estabelecidas pela portaria, está que para participar dos desfiles de rua maiores de cinco anos a até de 12 anos de idade, incompletos, desde que acompanhados dos pais ou responsável.

A participação de crianças nos desfiles carnavalescos será permitida desde que seja requerido alvará pela entidade na qual desfilará, com antecedência mínima de 10 dias úteis.

Artigo anteriorUm país que protege Cunha e persegue Lula é um país doente – por Paulo Nogueira
Próximo artigoApós três meses, Thábata Mendes deixa a banda XCalypso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui