


A seleção brasileira de luta olímpica encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano Cadete, em Recife (PE), no último domingo (04), com 13 medalhas conquistadas, sendo três por atletas amazonenses.
A última medalha conquistada para o Brasil, foi pelo atleta do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), Daniel Alves, de 15 anos, bronze no estilo livre masculino até 50 kg. Com 10 integrantes, a delegação amazonense recebeu o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), em nome do Governo do Estado.
Atleta de luta olímpica há um ano e cinco meses, Daniel fez sua estreia no Pan após vencer o Brasileiro Cadete no mês de março, no Rio de Janeiro. Daniel e outros sete atletas amazonenses, acompanhados dos técnicos Helton Henrique e do cubado Dagoberto Arbolaez, integraram a seleção brasileira na competição.
O bronze de Daniel veio após a vitória por 13 a 0 sobre o colombiano Ferley Barrientos. “Estou muito orgulhoso, foi uma sensação única poder subir ao pódio em uma competição internacional”, disse ele, que cursa o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, no Dom Pedro, e treina todos os dias às 6h30 com o treinador cubado Dagoberto Arbolaez na Vila Olímpica de Manaus. Além de Daniel, as amazonenses Diane Martins e Thalia Lopes também conquistaram medalhas para a seleção brasileira (prata e bronze).
Do total de medalhas do Brasil, sete foram no primeiro dia de competições com a luta greco-romana (dois ouros, duas pratas e três bronzes). No sábado foram mais três medalhas no estilo livre feminino com Thalia Lopes (bronze), Diane Martins (prata) e Luana Santos (bronze). No domingo as disputas foram no estilo livre masculino com Daniel Alves e Jeanderson Raposo (bronze) e Rafael Filho (prata).
Medalhas amazonenses
Diane Martins (43 kg) – prata
Thalia Lopes (52 kg) – bronze
Daniel Alves (50 kg) – bronze