Sema e Banco Mundial discutem financiamento de até R$ 200 mi para programa Amazonas 2030

Foto: Noir Miranda/Sema

Membros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Banco Mundial discutiram uma proposta de financiamento de até R$ 200 milhões para as agendas prioritárias do programa Amazonas 2030. O encontro também teve a presença de representantes da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).


Na nova proposta, serão contempladas as metas de restauração florestal e zeragem do desmatamento líquido até 2030, aumento de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) e Certidões de Direito Real de Uso (CDRUs), estratégias de fomento da bioeconomia, dentre outras partes.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, este processo irá ajudar na obtenção de um empréstimo do Banco Mundial para o Amazonas. “Esses recursos serão fundamentais para financiar parte das metas do Amazonas 2030, lançado pelo governador na COP em Dubai. Queremos viabilizar as concessões de terras para manejo e restauração, estimular as cadeias produtivas sustentáveis, zerar o desmatamento, e isso só é possível mediante financiamentos, como o discutido aqui hoje”, explicou.

Juntamente com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a UGPE colaborou com a Sema na elaboração da carta-consulta, uma vez que os programas contemplados têm como objetivo o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.

A carta-consulta é um documento que descreve ações e custos previstos na execução de projetos a serem contratados com recursos externos, que também mostra a contrapartida oferecida pelo recebedor. Uma vez elaborada, a carta-consulta do Amazonas será encaminhada ao governo federal, juntamente com outros projetos de estados e municípios diversos, conforme explica o controlador-geral da Sefaz, Alessandro Moreira.

Artigo anteriorEstelionatário que aplicou 200 golpes de financiamento é preso em Manaus
Próximo artigoAmigos: Luciano Camargo pede autógrafo para Zezé Di Camargo, Leonardo, Chitão e Xororó

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui