
A falta de investimento no turismo nos municípios do Amazonas é um dos principais entraves para o desenvolvimento do setor no Estado, assunto que foi debatido durante o “Seminário Novos Desafios do Turismo no Amazonas”, realizado ontem (13), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, que reuniu secretários de turismo, universitários e profissionais da área.
De acordo com o secretário municipal de Turismo da Prefeitura de Tefé, Christophan Mota, uma das estratégias no município tem sido a capacitação da própria população para atuar no setor. “Infelizmente, os recursos são escassos, então temos que explorar todas as potencialidades que o nosso município tem e capacitar os próprios moradores para receber bem os turistas”, disse Mota.
Para o presidente da Comissão de Turismo e Empreendedorismo da Assembleia, deputado estadual Francisco Souza (PTN), o seminário teve como objetivo, buscar incentivo aos municípios para que eles busquem estratégias diferenciadas para movimentar o setor, mesmo com o momento de crise econômica que afeta o País, e o Amazonas. “Sabemos que sempre foi carente de investimentos, e agora o cenário piorou. Mas, temos a visão de que os municípios podem driblar essa crise, e atrair os turistas domésticos, criando atrativos regionais que chamem atenção dos turistas aqui de Manaus”, disse o deputado.
Ele destacou que esse cenário foi percebido pela Comissão, durante visitas técnicas. “As famílias agora preferem não viajar para fora do Estado em períodos de feriados prolongados, o que era muito comum, nesse sentindo, os municípios do interior se tornam uma grande opção”, disse.
Participando do seminário, o secretário municipal da Prefeitura de Iranduba, Luiz Margarido, afirmou que o município tem grande expectativa de movimentar o setor com a passagem da tocha olímpica agora em junho. “O evento vai trazer mais visibilidade para Iranduba e municípios vizinhos, e consequentemente, conquistar novos turistas”, afirmou.