Semsa dá início às ações do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo ao aleitamento materno

Foto: Henrique Souza / Semsa

A abertura da campanha “Agosto Dourado”, que destaca a importância do incentivo ao aleitamento materno para o desenvolvimento saudável dos bebês, foi realizada hoje (1º), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e vai durar por todo o mês de agosto em unidades de saúde, nas comunidades e em ambientes virtuais.

O lançamento da campanha foi realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Frei Valério, no bairro Novo Israel, zona Norte. O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, ressaltou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que as crianças devem ser alimentadas exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade. A amamentação deve ser continuada até 2 anos de idade ou mais.

Foto: Henrique Souza / Semsa

A diretora do Departamento de Atenção Primária da Semsa, Sonja Farias, que representou a gestão municipal no evento de abertura da campanha, destacou que o leite materno é o primeiro alimento que o bebê deve consumir, e por conta da riqueza de nutrientes, é considerado a primeira vacina da criança.

Programação

A gerente dos Ciclos de Vida da Semsa, Patrícia Marques, informou que a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) será promovida durante o “Agosto Dourado”, também com intuito de estimular ações relacionadas ao tema. A SMAM será celebrada de 1º a 7 de agosto, com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

Foto: Henrique Souza / Semsa

De acordo com Patrícia, o “Agosto Dourado” também será usado de forma oportuna para destacar a relevância da vacinação infantil para fortalecer todas as ações que levem à redução e prevenção da mortalidade infantil.

Legislação

A chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Keila Sepuvida, explicou que há normas de vigilância sanitária que garantem o aleitamento exclusivo no peito. Entre elas, as regulamentações das salas de amamentação, dos bancos de leite humano e a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos Para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Mamadeiras, Bicos e Chupetas (NBCAL).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui