

O Senado ratificou na noite de ontem (07), a nomeação por parte da presidente Dilma Rousseff, do ex-chanceler Luiz Alberto Figueiredo como embaixador nos Estados Unidos em substituição de Mauro Vieira, precisamente quem o substituiu no Ministério das Relações Exteriores.
Com 61 votos a favor, três contra e uma abstenção, o Senado endossou a designação de Figueiredo para liderar a representação diplomática brasileira em Washington, que não tinha um titular desde que Vieira foi chamado por Dilma para assumir o cargo de chanceler em seu segundo mandato.
Figueiredo ocupou a chefia da diplomacia brasileira entre 2013 e 2014, quando deixou de ser embaixador brasileiro perante a ONU e substituiu Antonio Patriota no cargo.
Em carreira diplomática desde 1980, quando começou integrando a delegação brasileira na ONU, Figueiredo liderou várias missões do país em reuniões globais sobre mudanças climáticas.
Em 2012, Figueiredo foi o chefe de negociações da conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, realizada no Rio de Janeiro.(Terra/EFE)