SEPED será mantida devidamente reformulada, anuncia José Melo

Melo reunido com a primeira-dama na sede do governo/Foto: Vitor Souza

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) será mantida na estrutura do Governo, mas terá que passar por uma reformulação, segundo anunciou hoje (06), o governador José Melo, atendendo pleito de representantes de associações e entidades que desenvolvem ações voltadas à pessoa com deficiência, que estiveram reunidos com ele e a primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, na sede do Governo.
“A Seped será mantida mas, não na concepção que hoje funciona. Ela vai ficar exclusivamente na articulação e promoção das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência. A execução dessas políticas ficará a cargo das demais secretarias relacionadas”, afirmou José Melo.


Participaram da reunião representantes da Associação de Deficientes Visuais do Amazonas (ADVAM); Associação de Amigos do Autista do Amazonas (AMA); Associação de Apoio a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (AAPPNE); Federação das Apaes do Amazonas; União dos Deficientes Visuais de Manaus (UDEVIMA); Conselho Estadual dos Direitos da Pessoas com Deficiência (Conede); Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade); Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa) e Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB).

Com a decisão, a Casa Civil solicitou à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, a suspensão da tramitação do atual texto da reforma administrativa, que continha a extinção da Seped e a incorporação das suas atividades pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Será enviada a ALE-AM uma emenda supressiva, com a retirada do texto que tratava da extinção da Seped, para ser incorporada à mensagem da reforma administrativa.

De acordo com o governador José Melo, a reformulação da Seped será feita por uma comissão composta por representantes da Casa Civil, Fundo de Promoção Social (FPS), Seas e representantes de organizações que desenvolvem ações voltadas à pessoa com deficiência.

A secretária de Assistência Social, Regina Fernandes, informou que a comissão vai se reunir já nesta quarta-feira, 7 de outubro, para iniciar o processo de reformulação, cuja proposta será encaminhada à Casa Civil. “A partir desta nova concepção da Seped, caberá à secretaria a formulação de políticas públicas que priorizam as pessoas com deficiência. A Seped irá articular, por exemplo, que nas ações do Governo na saúde as pessoas com deficiência tenham assegurados o direito de recebam próteses e órteses, ou que na política estadual de moradia as pessoas com deficiência sejam atendidas dentro do percentual que preconiza a lei, além de outras ações de inclusão”, explicou Regina Fernandes.

Além de representantes de organizações que trabalham em prol de pessoas com deficiência, participaram da reunião com o governador e a primeira-dama do Estado, a secretária da Seas, Regina Fernandes, a presidente de honra do FPS, Vânia Cyrino Barbosa, e o secretário-chefe da Casa Civil do Amazonas, Raul Zaidan.

A decisão do governador José Melo foi comemorada pelos representantes do segmento, conforme destacou Paulo Lamego, presidente da ADVAM. “Muitos diziam que nosso pleito não seria atendido. E mesmo a lei estando hoje em discussão e votação na Assembleia, o governador demonstrou sensibilidade com nossa solicitação e tomou uma decisão acertada, que vai garantir nossa autonomia”, destacou.

Artigo anteriorCongresso suspende análise de vetos de Dilma por falta de quórum
Próximo artigoDeputado observa ‘dança’ das mudanças, mas ainda fica em ‘cima do muro’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui