

A implantação de um sistema de biodigestores em Manaus pode ser uma saída para solucionar o alto volume de resíduos sólidos gerados na capital amazonense. Para se ter uma ideia, a metrópole regional é a sétima cidade no Brasil que mais produz lixo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os resíduos gerados nas populares ‘Feira da Banana’ e ‘Feira da Manaus Moderna’ chegam a 8 mil toneladas por dia. Esse fato preocupou um grupo de alunos do curso técnico de Logística da Escola Fucapi que apresentam um sistema de Logística Reversa para minimizar esse impacto ambiental. O projeto está exposto desde a quinta-feira (30/10) até esta sexta-feira (31/10), das 9h às 21h, na 11ª Feira Tecnológica Fucapi, que ocorre nos blocos A e D do campus do Distrito Industrial (Av. Danilo Areosa, 381, Distrito Industrial), com entrada franca.
Sob a orientação da professora Eliete Tanaka, os alunos montaram uma maquete na exposição mostrando como poderia ser instalado o sistema de biodigestores em Manaus. “Trouxemos um modelo alemão que parece ser o mais eficiente, pois no Brasil, temos informações que há apenas no Nordeste mais não com essa tecnologia”, explicou a estudante do curso técnico em Logística, Joiciane de Souza, que faz parte da equipe do projeto.
Ela explicou ainda que os biodigestores são equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. “Geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água”, disse Joiciane de Souza.
Por meio do biodigestor é possível gerar o biogás que é obtido a partir da decomposição da matéria orgânica (biomassa) pode ser utilizado: em lampião, aquecimento de fogões, combustível para motores de combustão interna, geladeiras, chocadeiras, secadores de grãos e para geração de energia elétrica.
Com objetivo de implantar a logística reversa a gestão de resíduos sólidos orgânicos para a geração de biofertilizantes e biogás, reduzindo o acúmulo de resíduos em locais públicos ou a céu aberto, gerando melhoria da qualidade de vida nas pessoas.
Segundo a estudante, a logística reversa é a área que trata do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo ao local de origem. “Trata-se de um instrumento de desenvolvimento social e econômico caracterizado por ações e meios para viabilizar a coleta e a reutilização de resíduos sólidos para o setor empresarial”, destacou.
Sobre a Feira
A Feira Tecnológica da Escola Fucapi é um evento com entrada gratuita, aberto para todos os públicos interessados em inovação e tecnologia. Empresas, investidores, empreendedores e estudantes estão convidados a visitarem o evento.